O perfeccionista Stanley Kubrick, cujas obras são muitas vezes consideradas como tendo uma certa frieza, era fã de inúmeros filmes bem diferentes de seus próprios trabalhos. Por exemplo, ele era um grande admirador da comédia de espionagem True Lies, com Arnold Schwarzenegger. Isso até levou a um encontro bizarro com seu diretor, James Cameron.
True Lies: Schwarzenegger exagera, Kubrick delira como um louco
Como Cameron revelou ao Directors Guild of America, ele se deu um presente de aniversário de 40 anos e reuniu toda a sua coragem para convidar Kubrick para uma reunião. Kubrick concordou, mas virou o jogo: embora tenha sido Cameron quem iniciou o encontro, foi o diretor de O Iluminado quem euforicamente encheu o colega de perguntas.
“Estou visitando esse homem recluso, batendo na porta de sua enorme casa - e ele só quer saber como True Lies foi feito”, lembra Cameron. “Ele tinha uma cópia do filme em sua mesa de edição no porão, e eu deveria sentar com ele e contar como fizemos todos os efeitos. E então passei o tempo todo conversando com Stanley Kubrick sobre meu filme - o que não era meu plano para aquele dia.”
E o entusiasmo de Kubrick foi além dos efeitos: o diretor até pegou emprestada uma das piadas do filme! Em seu último trabalho, o thriller erótico De Olhos Bem Fechados, Kubrick faz referência a um diálogo (no idioma original, “Do you like the period?” / “Oh, I adore it!”) do personagem de Schwarzenegger. Na obra de Stanley, a cena em questão envolve Nicole Kidman e o ator Sky du Mont.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!