Minha conta
    Festival de Cannes 2024 começa hoje: Esses são os filmes brasileiros presentes na mostra
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 a 25 de maio e conta com filmes brasileiros na seleção da 77ª edição.

    Vitrine Filmes / Pandora Filmes

    Um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, o Festival de Cannes 2024 começa nesta terça-feira (14) e acontece 25 de maio, com alguns dos lançamentos mais aguardados do ano, incluindo Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, novo filme de Francis Ford Coppola. O Brasil também marca presença novamente nesta 77ª edição de Cannes, então separamos quais produções brasileiras serão exibidas no festival.

    Conheça os filmes brasileiros no Festival de Cannes 2024:

    Motel Destino

    Motel Destino concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024. Esse é o novo filme de Karim Aïnouz, que disputou a Palma de Ouro no ano passado com Firebrand e já venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) de Cannes por A Vida Invisível.

    O filme tem como foco um estabelecimento de beira de estrada localizado no litoral cearense, acompanha Heraldo (Iago Xavier), jovem de uma família humilde que cumpre pena em uma unidade socioeducativa. Ao sair da detenção e chegar ao Motel Destino, transforma completamente cotidiano das pessoas que vivem ali.

    Baby

    Baby será exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024. Esse é o segundo filme comandado por Marcelo Caetano, diretor conhecido por Corpo Elétrico (2017).

    Baby é o apelido de Wellington (João Pedro Mariano), um jovem recém-libertado de um centro de detenção para jovens, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema com foco em produções pornográficas, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que têm Baby como seu protegido e está determinado a ensinar as malícias da vida e formas de sobreviver. Os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos entre exploração e proteção, ciúme e cumplicidade.

    A Menina e o Pote

    A Menina e o Pote será exibido na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2024, curta-metragem animado dirigido por Valentina Homem.

    O filme se passa em um mundo distópico onde o fim parece iminente. Uma menina descobre que a chave para a transformação está em um simples objeto: seu pote, que guarda um segredo profundo e misterioso. Quando acidentalmente o quebra, ela desencadeia uma série de eventos extraordinários, abrindo portais para universos paralelos. Nesse momento crucial, a menina se vê imersa em um tempo de mudança, onde a criação de um novo mundo se torna não só uma possibilidade, mas uma necessidade premente. O curta-metragem não só explora as fronteiras da realidade, mas também ecoa os desafios e questionamentos do mundo contemporâneo.

    Amarela

    Amarela, curta-metragem dirigido por André Hayato Saito, será exibido na mostra competitiva de curtas no Festival de Cannes 2024.

    A trama se passa no dia da final da Copa do Mundo entre Brasil e França, quando Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições familiares, vivencia uma violência que parece invisível e mergulha em um doloroso mar de emoções.

    A Queda do Céu

    O documentário A Queda do Céu, dirigido por Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, será exibido na mostra Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2024.

    A trama acompanha o importante ritual fúnebre, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu, a partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa. O documentário fala sobre a profunda conexão dos povos indígenas com a natureza e sua luta constante contra o desmatamento.

    Bye Bye Brasil

    Um restauração de Bye Bye Brasil (1970), dirigido por Carlos Diegues, será exibida na mostra Cannes Classics do Festival de Cannes 2024.

    Em Bye Bye Brasil, Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top