O curta-metragem Pássaro Memória era um dos títulos mais aguardados do Festival de Cinema de Xerém, e não é à toa. Após passagem pelo Festival Internacional de Cinema de Locarno - um dos mais importantes e antigos festivais de cinema do mundo - o curta-metragem de Leonardo Martinelli foi um dos maiores destaques desta primeira edição do Festival de Xerém - e levou 4 troféus Zeca Pagodinho para casa.
Em competição na Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, o filme levou a melhor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Atriz, e Júri Popular. Na trama, um pássaro chamado Memória esquece como voltar para casa. E Lua (personagem de Ayla Gabriela), uma mulher trans, tenta encontrar seu pássaro nas ruas, por vezes hostis, do centro do Rio de Janeiro.
Além do "Zeca de Ouro", os filmes selecionados para as Mostras ainda concorriam ao Prêmio Edna Fujii, este último dando ao vencedor um prêmio de R$8 mil em locação de equipamentos, para a próxima produção dos jovens cineastas. Ao receber o cheque, Leonardo Martinelli garantiu que o valor vem em boa hora. O jovem cineasta carioca, responsável por títulos como Fantasma Neon, está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem.
Pássaro Memória é uma obra melancólica e inegavelmente sofisticada, que faz uma homenagem aos musicais, e se destaca, sobretudo, pela presença magnética de Ayla Gabriela na tela, e a fotografia impecável de Guilherme Trostes. Mais um título que confere a Leonardo Martinelli, o espaço de cineasta extremamente promissor de nossa geração.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!