Há muito tempo, o nome de Clint Eastwood é especialmente relacionado ao faroeste, com o homem de 93 anos tendo trabalhado em vários marcos do gênero - tanto na frente quanto atrás das câmeras. Quando se trata de seu status de ícone do western, apenas John Wayne pode rivalizar com ele - e, aparentemente, essa disputa ia muito além das telas.
A razão para isso foi O Estranho Sem Nome, primeiro western dirigido por Eastwood (com ele mesmo no papel principal, é claro). A obra enriquecida com elementos alegóricos ganhou a reputação de "cult" - e isso incomodou Wayne, que apareceu em muitos westerns dos EUA entre os anos de 1930 a 1960 e era considerado um espírito bastante conservador.
No livro Ride, Boldly Ride: The Evolution Of The American Western, Eastwood revelou que após o lançamento do longa, uma carta irritada de Wayne chegou à sua casa: “Ele disse que [meu filme] não era sobre os pioneiros do Oeste. Percebi que éramos de gerações diferentes e ele não entenderia o que eu estava fazendo.”
Embora ambos tenham sido repetidamente vistos como pistoleiros, as abordagens dos dois veteranos de Hollywood diferiam significativamente: enquanto Wayne dava grande valor aos seus personagens como modelos e vistos como patriotas impecáveis, Eastwood frequentemente interpretava personagens violentos, misteriosos e quebrados - duas abordagens completamente opostas que Wayne evidentemente considerou incompatível.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!