Se você não é um cinéfilo cronicamente online, talvez essa informação tenha passado despercebida, mas foi assunto entre muitas rodinhas dos amantes da sétima arte que notaram uma conexão bem interessante entre Rivais e Vidas Passadas.
O recém-lançado filme de Luca Guadagnino e o premiado filme escrito por Celina Song possuem uma conexão em comum que é Justin Kuritzke, o roteirista de Rivais e também marido de Song.
A situação toda até poderia passar despercebida se não fosse pela semelhante trama que os dois amantes e escritores construíram para seus respectivos roteiros, onde o núcleo de suas histórias é movido por triângulos amorosos nada convencionais.
Na história de Kuritzke, somos apresentados à complexa, erótica e agitada relação entre a ex-tenista prodígio e agora treinadora Tashi (Zendaya), que é casada com Art (Mike Faist), um jogador medíocre que logo se torna um campeão mundialmente famoso, e Patrick (Josh O'Connor), o antigo melhor amigo de Art e ex-namorado de Tashi.
Celine também apresenta um drama que perdurou por décadas, mas aqui focado na relação da escritora Nora (Greta Lee) e seu amigo de infância Hae Sung (Teo Yoo), que a encontra em Nova York vivenciando um novo capítulo em sua antiga relação, mas o encontro acaba criando um atrito entre eles, já que Nora agora é casada com o escritor americano Arthur (John Magaro).
A cineasta já havia comentado que seu filme era baseado em grande parte em experiências pessoais, o que fez muita gente se perguntar se Arthur é cem por cento baseado no roteirista de Rivais, Kuritzky.
Celine também disse ao site IndieWire que o roteiro de Past Lives veio de “estar sentado lá com meu namorado de infância e meu marido americano e traduzir entre os dois”.
Ao ser questionado se seu roteiro também era baseado em algum atrito romântico de seu passado, Justin Kuritzke disse ao IndieWire que “Challengers é pura fantasia.” Ele ainda acrescentou que a ideia do filme “surgiu realmente dessa vontade de ter informações sobre as partidas que estava assistindo”.
Justin Kuritzke não é a única conexão dessa trama
Além dessa curiosa conexão, o ator Mike Faist, que dá vida ao personagem Art em Rivais, chegou a realizar um teste para Vidas Passadas antes da pandemia. O ator compartilhou a história para o site Letterboxd durante a divulgação do filme, onde descobriu por acaso a relação entre Celine e Kuritzky, já que o roteirista estava comentando sobre o lançamento do filme de sua esposa.
Ao comentar sobre a história ao seu colega de trabalho, Faist reconheceu na hora o roteiro que havia lido anos antes para um teste que nunca aconteceu devido à Covid-19.
Pouco antes da pandemia, Vidas Passadas me pareceu algo para ler e possivelmente gravar. Eu odeio ler roteiros. Este eu li e pensei, 'Uau, este é um roteiro incrível, e concordei em me gravar.
“A pandemia acontece. Estou sozinho. Estou sozinho, é um dia aleatório e estou pensando nessa mulher que estava prestes a fazer sua estreia na direção com esse roteiro incrível, e então o mundo fecha” lembrou Faist.
A produção do filme, como sabemos, aconteceu anos depois e com outros atores. Confira a entrevista completa aqui:
Rivais está em exibição nos cinemas, já Vidas Passadas está disponível no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!