Minha conta
    Festival de Xerém: Jovens cineastas da Baixada Fluminense exibem suas obras no 2° dia do evento - conheça os concorrentes ao troféu Zeca Pagodinho
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Esta 1° edição do Festival de Cinema de Xerém conta com mais de 40 filmes, e 4 dias de programação.

    Na segunda noite (9) do Festival de Xerém, o Centro de Convenções John Wesley recebeu os alunos formados pela EBAV - Escola Brasileira de Audiovisual, para a Mostra Leva Eu. Ao todo, 10 curtas-metragens foram selecionados, e seus jovens cineastas - todos moradores da Baixada Fluminense - concorrem ao troféu Zeca Pagodinho de Melhor Filme.

    Esta foi a segunda Mostra exibida no Festival. A Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, que abiu o evento, também contou com narrativas periféricas que vão do humor, aos dramas familiares e documentário. O público presente nas sessões, recebeu uma cédula de votação, e podem ajudar o júri especializado, a escolher os filmes que ganharão o tão cobiçado troféu que leva o nome do patrono do Festival.

    atti comunicacao

    Na Mostra Leva Eu, os concorrentes são: Fnm - A Vila de Operários, de Maria Carolina Gomes; Dandara, de Felipe Coelho; Pé de Cabra, de Bruno Santiago; Ninguém Via, de Gabriel Leal; 9 Horas em Deodoro, de Dorgo DJ; Quem Faz o Rio, de Victória Dias; Odisseia Fluminense, de Mateus Carvalho; Na Risca, de Mozá; Uma Questão de Ética, de Marcelo Ribeiro e Carnaval Caos, de João Pedroza.

    O AdoroCinema destaca os filmes 9 Horas em Deodoro, um documentário sobre um grupo de artistas de vagão nos trens do Rio de Janeiro, e Carnaval Caos, a história de um menino que tem grande medo de bate bola, e se vê obrigado a superá-lo.

    Festival do Rio 2023: A Festa de Léo, filme do Nós do Morro, emociona e exemplifica por que o cinema é uma arte coletiva (Entrevista Exclusiva)

    Já na Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, os filmes são: Caxiense F.C., de Marcos Faria, Elas Por Elas, de Renata Silva, Minha Vida É Uma Série, de Taisa Alves Santos, e Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli. O AdoroCinema destaca o filme Caxiense F.C, uma comédia sobre um adolescente que sonha em seguir os passos do pai e se tornar um grande jogador de futebol.

    O Festival de Cinema de Xerém conta, ao todo, com mais de 40 filmes. Entre eles, 27 curtas-metragens em competição, de sete estados brasileiros, divididos em quatro Mostras distintas. O evento acontece de 08 a 11 de maio, em Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Toda a programação é gratuita. O AdoroCinema está presente no evento, e você pode conferir a nossa cobertura completa aqui.

    Tem Brasil em Cannes! Thriller de Karim Aïnouz é anunciado em principal seleção do Festival

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top