Ethan Hawke foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2002 por sua atuação no suspense policial Dia de Treinamento, de Antoine Fuqua, mas perdeu o prêmio para Jim Broadbent por Iris. Mas não teve muito tempo para se lamentar pela derrota, pois seu colega Denzel Washington, que ganhou o Oscar de Melhor Ator na mesma noite, pelo filme que fizeram juntos, colocou tudo em perspectiva.
A vida do ator é mais do que prêmios
Durante uma entrevista recente no programa Who's Talking to Chris Wallace, do streaming Max, o apresentador perguntou a Hawke sobre uma curiosidade que ele ouviu, na qual Washington se inclinou para ele após sua derrota no Oscar e sussurrou algo em seu ouvido:
“'É melhor que você não tenha vencido. Perder é melhor. Você não quer receber um prêmio para melhorar seu status. Você quer melhorar o status do prêmio.' Falo sobre jogar com Babe Ruth. O Oscar tem mais poder, porque Denzel tem um par".
Na mesma entrevista, Ethan Hawke comparou Denzel Washington ao ícone do beisebol Babe Ruth:
“No final das contas, ele é o maior ator de nossa geração. Essa experiência e essa voz que comecei a ter todos os dias, atuando com Denzel, sabe, sua imaginação é tão completa. Imagino que seria interessante ver como Babe Ruth amarrava seus sapatos. Você sabe como ele pensava sobre vários arremessadores. Mas o que cria uma enorme quantidade de energia e pensamento, certo, o que cria esses momentos e, quando você vê alguém trabalhar dessa forma, é como entrar em todas as outras salas pelas quais você pode passar na profissão. E foi muito inspirador para mim ver a profissão que escolhi sendo exercida nesse nível”.
Hawke foi indicado a quatro Oscars ao longo de sua carreira, não apenas por sua atuação na categoria de coadjuvante, mas também pelo roteiro adaptado de suas sequências de Antes do Amanhecer, que ele filmou sob a direção de Richard Linklater, mas ele não esconde seus sentimentos sobre se gostaria de ter vencido:
“Não. Quero dizer, sim, eu acho. Quero dizer, eu não gostaria. Eu estava no Oscar sentado ao lado de Denzel Washington e fui indicado contra Ian McKellen, que já havia vencido. Para mim, era impossível não ver isso de outra forma”.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!