A primeira exibição oficial de Pulp Fiction foi em 1994, no Festival de Cinema de Cannes. Contra todas as probabilidades, o filme foi uma sensação. Tanto que até ganhou a Palma de Ouro. Naquele mesmo ano, Clint Eastwood era o presidente do júri de Cannes. Portanto, ele era o líder do grupo de pessoas escolhidas para entregar os prêmios no prestigiado festival e, por isso, um dos que decidiram que o prêmio principal iria para Tarantino.
A verdade é que Eastwood sabia, quando estava assistindo a Pulp Fiction, que Tarantino havia feito algo especial. O diretor relembrou há 13 anos, em uma entrevista ao American Film Institute, como foi ver o filme pela primeira vez. O que mais o impressionou foi a reação dos outros membros do júri. E, embora tenha ficado um pouco surpreso no início, ele reconheceu a grandeza do filme.
“Fiquei surpreso com o fato de que foram os europeus do júri que realmente começaram a pular de alegria. Alguns deles se viraram e disseram: 'Este é o melhor filme. Este é o melhor filme do festival'", começou Eastwood.
E acrescentou:
Não me entusiasmei imediatamente. Ainda estava avaliando as coisas em minha mente. Sem dúvida, foi interessante e empolgante, e veio em um momento em que precisávamos de um pouco de empolgação, porque veio logo depois de alguns filmes que foram entorpecentes.
Pulp Fiction não foi a primeira vez de Tarantino em Cannes. O cineasta foi a Cannes em 1992 com Cães de Aluguel. No entanto, foi o filme que ganhou a Palma de Ouro e a aclamação da crítica que lançou sua carreira.
Estrelado por Bruce Willis, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta, Pulp Fiction acompanha dois assassinos em uma missão para recuperar uma maleta misteriosa. Ao mesmo tempo, um boxeador precisa perder uma luta importante porque foi chantageado para participar de um combate fraudulento. Por outro lado, um casal decide roubar um estabelecimento. Todos acabam se envolvendo, para o bem ou para o mal.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!