Lançada em 2015, a série catalã Merlí cativou muita gente com a história de um professor de filosofia que transforma as vidas dos alunos de um colégio público. Já Puan emociona ao contar a história de outro filósofo que se dedica de corpo e alma à educação, só que bem mais perto daqui: em Buenos Aires. O filme acabou de ser adicionado ao catálogo do Amazon Prime Video.
Enquanto Merlí tinha um foco maior na vida dos alunos, o longa de María Alché e Benjamín Naishtat mostra a realidade de quem trabalha no ensino público. Além disso, os dilemas pessoais do protagonista em relação ao seu propósito na vida se entrelaçam com as questões sociais de uma Argentina pulsante e mergulhada em crise.
Este emocionante filme indicado ao Oscar agora tem um streaming para chamar de seu: Uma experiência para ver a vida diferenteAntes de chegar ao streaming, Puan se destacou no circuito internacional de festivais de cinema. O filme, que tem co-produção brasileira, ganhou dois troféus - Melhor Roteiro e Melhor Ator para Marcelo Subiotto - no Festival de San Sebastián e foi indicado ao renomado Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano.
No Brasil, fez parte da seleção Première Latina do Festival do Rio 2023, onde o AdoroCinema teve a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva com o diretor Benjamín Naishtat. Durante a conversa, o cineasta portenho destacou que ele e Alché fizeram questão de retratar personagens fáceis de se identificar:
“Queríamos fazer uma comédia com personagens muito reais. Você vê professores da Universidade de Buenos Aires que moram em apartamentinhos e tentam chegar ao fim do mês e isso pode ser divertido, não precisa ser deprimente”, argumentou Naishtat.
Qual é a história de Puan?
Após a morte repentina de seu mentor, Marcelo Pena (Marcelo Subiotto) está pronto para preencher a cadeira de professor titular de Filosofia da Universidade de Buenos Aires (UBA). Mesmo sendo a aparente escolha certeira para a função, seus esforços de anos podem ser em vão, porque tudo muda com o retorno de Rafael Sujarchuk (Leonardo Sbaraglia), seu colega mais atraente e carismático. Com a crise econômica - e a da meia-idade - batendo à porta, o filósofo tenta equilibrar seus dramas pessoais com os da faculdade.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!