Minha conta
    “Esse tipo de filme vai se esgotar em breve e isso é bom”: Bob Odenkirk estrela um dos piores filmes do ano passado
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O ator estrelou em 2023 um filme que tem como pano de fundo a pandemia.

    Você se lembra de uma época em que não podíamos sair de casa porque corríamos o risco de sermos infectados por um vírus chamado SARS-CoV-2? Essa situação atípica fez com que todos nós tivéssemos que adaptar nossa realidade às novas regras e, cinematograficamente falando, deu origem a um boom de filmes que foram filmados nesse ambiente ou incluíram a pandemia no enredo.

    Seja como for, o fascínio que eles podem ter causado na época já passou há muito tempo e qualquer conteúdo dedicado a ela que consumimos em 2024 parece repetitivo e sem apelo. Infelizmente, Bob Odenkirk lançou um filme no ano passado que se baseia exclusivamente no alerta de saúde e, por esse e outros motivos, está entre os piores de 2023: Life Upside Down.

    A sinopse de Life Upside Down tem pouco a destacar. O filme acompanha três casais da alta sociedade que ficam presos em suas casas depois que a pandemia global é declarada. Agora, incapazes de sair de suas mansões, eles são forçados a passar todo o tempo livre com seus parceiros, o que pode ter consequências inesperadas.

    O que mais chama a atenção no filme é que ele foi filmado entre maio e junho de 2020, em Los Angeles, usando as técnicas permitidas na época: reuniões com zoom, câmera de celular, tomadas com distância de segurança... esse tipo de produção chamou a atenção nos primeiros meses da pandemia, mas em 2024 já cheira a naftalina. Momento ruim combinado com uma produção sem brilho.

    IFC Films

    “Não há nada de interessante”: o filme que obteve apenas 5% de aprovação

    O fracasso de Life Upside Down não é o fato de se passar no contexto da pandemia e de ter sido lançado tarde demais, mas o fato de o enredo em si não gerar interesse. As críticas são devastadoras e o filme obteve apenas 5% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

    “Não há ninguém por quem torcer e nada de interessante. Tudo o que resta é ficar preso em casa", resume Lena Wilson para o The Wrap. “Os personagens são superficiais e cansativamente carentes, sem vontade de explicar nada ou aprender alguma lição simplesmente por falta de imaginação”, acrescenta Nell Minow para o respeitável Roger Ebert. “Basicamente, ele diz tudo o que tem a dizer após a primeira meia hora”, acrescenta Noel Murray no Los Angeles Times.

    Como Tim Cogshell escreve para a FilmWeek, “esses tipos de [filmes de baixo orçamento feitos durante a COVID] se esgotarão em breve, e isso será bom”.

    A recepção nas bilheterias, como se pode imaginar, foi bastante ruim. Foi apresentado no Festival de Cinema de Veneza de 2022 e, alguns meses depois, em janeiro de 2023, chegou aos cinemas com um lançamento limitado em 27 salas. No total, a arrecadação foi de 4.467 dólares. No momento, ele não pode ser assistido em streaming em nosso país.

    Life Upside Down
    Life Upside Down
    Criador(es): Cecilia Miniucchi
    Com Bob Odenkirk, Radha Mitchell, Danny Huston

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top