O cinema de ficção científica é muito querido por muitos, mas há títulos altamente valorizados que na época de seu lançamento tiveram um desempenho muito ruim nas bilheterias. Foi exatamente o que aconteceu no caso de Blade Runner, o Caçador de Andróides e O Enigma de Outro Mundo, com a particularidade dos filmes de Ridley Scott e John Carpenter terem sido lançados nos cinemas no mesmo dia.
Esmagado
Foi em 25 de junho de 1982 que os dois filmes chegaram aos cinemas dos Estados Unidos com a esperança de sucesso de bilheteria. Porém, ambos tiveram que se ajoelhar diante de outro clássico do gênero lançado antes e cuja popularidade foi tanta que se tornou o longa de maior bilheteria da história. Seu título? E.T. - O Extraterrestre.
"Nunca devia ter feito isso": Steven Spielberg mudou cenas de um dos seus filmes mais famosos e agora está arrependidoBlade Runner teve que se contentar em estrear na segunda posição com faturamento de 6,15 milhões de dólares, enquanto O Enigma de Outro Mundo mal alcançou o nono lugar com 3,1 milhões. Além disso, os dois títulos perderam força muito rapidamente, então ambos foram considerados fracassos comerciais.
O mais curioso de tudo é que E.T. - O Extraterrestre também foi o mais barato dos três com orçamento de 10,5 milhões de dólares. Por sua vez, Carpenter tinha 15 milhões, enquanto Scott dobrou esse valor e subiu para 30 milhões - compreensível se levarmos em conta que ele acabara de assinar Alien, o 8º Passageiro. Isso tornou a diferença de bilheteria entre os dois ainda mais dolorosa.
Acredita-se que tanto Blade Runner como O Enigma de Outro Mundo são filmes melhores que E.T. - O Extraterrestre, pois é verdade que o longa de Spielberg é muito mítico e tem milhões de fãs, mas o fato é que os outros dois são, peças muito mais fundamentais do gênero, e é uma pena que tenham fracassado nas bilheterias.
Na verdade, o fracasso de O Enigma de Outro Mundo colocou Carpenter numa situação complicada, já que ficou impossibilitado de dirigir Chamas da Vingança e a Universal também optou por pôr fim à relação contratual que a unia ao cineasta. Claro que também não foi tão difícil para ele encontrar trabalho, já que Christine, o Carro Assassino foi lançado em 1983 e Starman – O Homem das Estrelas chegaria apenas um ano depois.
Por sua vez, o fracasso de Blade Runner não afetou muito a carreira de Scott, e ele continuou trabalhando normalmente, embora tenha tido que esperar até o lançamento de Chuva Negra em 1989 para encontrar seu próximo sucesso.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!