Ele moldou intensamente a imagem do herói ocidental: a lenda do cinema, John Wayne alcançou a fama de Hollywood graças a filmes como Rio Vermelho, Rio Grande e Onde Começa o Inferno. Mas um faroeste particularmente ambicioso quase o levou à falência.
Wayne queria provar seu talento como diretor com o épico faroeste, O Álamo, baseado em fatos reais. Mas o grande projeto, que produziu, dirigiu e estrelou, foi um grave revés financeiro.
Imperdível no streaming: Você nunca assistiu a esse clássico faroeste com John Wayne desta forma antesO Álamo: Um herói ocidental assume todos os riscos
1836: Durante 13 dias, uma dura batalha eclodiu entre 187 texanos e o exército de sete mil homens do General Santa Anna (Ruben Padilla). Na missão O Álamo, estrategicamente convertida em forte, os rebeldes tentam defender sua posição e lutar por um Texas independente do México. Os lendários Davy Crockett (John Wayne) e James Bowie (Richard Widmark) atuam como seus líderes. Apesar de sua sofisticação, a luta parece sem esperança.
Com O Álamo, Wayne realizou um desejo há muito acalentado: já em 1945, ele decidiu trazer para a tela grande a batalha histórica pelo Álamo que eclodiu em 1836 – inicialmente com ele mesmo no papel principal, em vez de em outras posições. O projeto decolou quando ele contratou o autor de Califórnia, Terra da Cobiça, James Edward Grant, para escrever o roteiro, e Patrick Ford (filho da lenda da direção, John Ford) como assistente de pesquisa. Então a visão de Wayne chegou a um beco sem saída.
Herbert Yates, o então presidente do estúdio de produção, Republic Pictures, ficou surpreso quando sua garantia de sucesso de longa data lhe contou os custos de produção planejados. Wayne queria fazer o épico de faroeste por três milhões de dólares – uma quantia considerável na época. Tão alta que ocasionou numa briga entre Wayne e Yates. No entanto, isso significou que Wayne e Grant tiveram que começar do zero.
Por causa das cláusulas do contrato de Wayne com a Republic Pictures, o roteiro pertencia ao estúdio, que o revisou e filmou em 1955 sob o título A Última Barricada. Wayne, por sua vez, fundou sua própria produtora em 1952 e decidiu ser responsável também por O Álamo como produtor e diretor, a fim de proteger sua visão artística.
O orçamento explodiu até chegar a 12 milhões de dólares – incluindo 1,5 milhão dos bens pessoais de Wayne. Para obter esta quantia, contraiu diversas hipotecas e empréstimos. A preparação do projeto começou em 1957, para o qual foram construídos 23 quilômetros de estradas, 2.000 hectares de cavalariças e uma réplica da missão original, apenas 25% menor. Só em setembro de 1959 é que começou a acontecer.
O esforço: imenso. O resultado: decadência
Após o início das filmagens, a equipe de O Álamo recebeu um visitante importante, mas indesejado: o mentor de Wayne, o diretor de Rastros de Ódio, John Ford, passou por lá e deu conselhos. No entanto, Wayne ficou irritado com o feedback não solicitado e inventou um truque para se livrar dele.
De acordo com os historiadores de cinema, Donald Clark e Christopher P. Andersen, que escreveram o livro dos bastidores “John Wayne's the Alamo: The Making of the Epic Film”, Wayne pediu a Ford para filmar cenas adicionais. Ford aceitou, mas Wayne não aproveitou muito isso - ele só queria manter Ford ocupado.
135 filmes com seu nome! Esse ator bateu o recorde absoluto de papéis principais no cinemaApesar dessa distração e de um acidente em que o ator coadjuvante, Laurence Harvey quebrou o pé, as filmagens de O Álamo foram relativamente tranquilas. O cronograma original de filmagens foi excedido em três semanas, então a última gravação só ocorreu em meados de dezembro de 1959. No entanto, em comparação com outros fracassos de cinema lendários e caros, isso é bastante administrável.
Aliás, O Álamo se saiu muito bem nas bilheterias, arrecadando 20 milhões de dólares nos EUA e no Canadá – apenas o orçamento excessivo impediu Wayne de recuperar suas despesas. Somente com a venda de todos os direitos do filme para seu parceiro de distribuição, United Artists, a estrela do faroeste voltou ao azul.
Apesar da reação mista da imprensa, O Álamo recebeu sete indicações ao Oscar, vencendo na categoria Melhor Som. A propósito, existem duas versões de corte do filme: uma de 202 minutos e outra de 167 minutos. Embora a mais curta também esteja disponível em alta resolução para VOD, a de 202 minutos só existe em qualidade SD.
A razão para isso é uma sequência de momentos de felicidade e frustração: a versão de 202 minutos foi criada para uma avaliação de roadshow, ou seja, como uma espécie de cinema de evento, antes da versão mais curta ser regularmente lançada nos cinemas. No entanto, a distribuidora do filme não conseguiu arquivá-la adequadamente. Porém, décadas depois, os fãs encontraram uma completa de 70 mm em boa qualidade, após a MGM a utilizar para lançar esse corte em VHS e LaserDisc.
Por mais agradável que isso possa ter sido, teve consequências irritantes: como observou o biógrafo de John Wayne, Scott Eyman, em “John Wayne: The Life And Legend”, a cópia da versão longa de O Álamo foi então armazenada indevidamente pelo estúdio. Poucos anos depois, o material apresentava sinais drásticos de desgaste. Quando isso se tornou conhecido, cineastas como Rian Johnson e Guillermo del Toro pediram à MGM que iniciasse rapidamente uma restauração profissional. Mas, segundo Eyman, já era tarde demais.
Steven Spielberg assiste a essa obra-prima toda vez que faz um novo filme: "Isso me inspira"A cópia está agora completamente inutilizável, e é por isso que você provavelmente nunca verá o filme com melhor qualidade do que antes gravado em LaserDisc. Portanto, os blu-rays que apresentam as duas versões cinematográficas contêm a mais curta em HD e a mais longa apenas em SD. Uma mudança só seria possível se uma cópia sem cortes e bem preservada fosse descoberta em algum lugar. A esperança é a última que morre.
Você pode encontrar a versão em HD de O Álamo no catálogo do Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!