Com Os Mercenários, o primeiro grande encontro de lendas da ação chegou aos cinemas em 2010. Para seu sucesso de testosterona de 80 milhões de dólares, o diretor e ator principal, Sylvester Stallone reuniu quase todo mundo que foi um grande nome em seu gênero nos últimos 40 anos: de Jason Statham a Dolph Lundgren a Mickey Rourke, de Steve Austin a Jet Li a Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. Nas partes seguintes, várias outras estrelas foram adicionadas, incluindo Chuck Norris, Jean-Claude Van Damme, Liam Hemsworth, Antonio Banderas, Wesley Snipes, Mel Gibson, Harrison Ford e Tony Jaa.
Pode-se supor que a maioria dos atores de filmes de ação que estão faltando na franquia, Os Mercenários foram pelo menos solicitados - diz-se que Sigourney Weaver seria uma das poucas mulheres a se juntar ao grupo, mas Sylvester Stallone foi rejeitado.
"Não foi escrito por John Carpenter": Por que Kurt Russell se recusou a estrelar essa sagaSteven Seagal também rejeitou claramente a franquia, e outra pessoa que estava visivelmente desaparecida não estava interessada em Os Mercenários: Kurt Russell, que os fãs do gênero conhecem particularmente como Snake no clássico distópico de John Carpenter, Fuga de Nova York, e a sequência, Fuga de Los Angeles, e que lutou lado a lado com Stallone em Tango & Cash - Os Vingadores em 1989.
Muitos ficaram surpresos quando Russell declarou que não queria fazer parte do universo Mercenários – mas se juntou à família Velozes & Furiosos alguns anos depois (no sétimo longa da franquia, Velozes & Furiosos 7, lançado em 2015). Russell explicou esta decisão ao IGN: "Nunca vi nenhum dos filmes [Os Mercenários]", disse o ator de 73 anos. “Não é um choque, eu entendo. Para mim é como olhar para trás.”
Embora estrelas de ação da geração mais jovem também apareçam nos filmes Os Mercenários, a franquia inicialmente apelou principalmente para a nostalgia dos amantes mais antigos do gênero – algo que Russell aparentemente tem pouca utilidade. A estrela de Os Oito Odiados explica sua preferência por Velozes & Furiosos da seguinte forma:
“Para mim, há algo de misterioso nisso – e é para um público divertido, sabe? […] Acho que é para pessoas entre 15 e 45 anos, e é isso que me interessa. Gosto da maneira como Vin [Diesel] fala sobre isso – é uma saga. Não é uma série, é uma saga.”
A propósito, Vin Diesel teria impedido o vilão de Os Mercenários, Jean-Claude Van Damme, de integrar o elenco de Velozes e Furiosos.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!