Um dos filmes mais aclamados de Quentin Tarantino, Pulp Fiction foi responsável por uma revolução na sétima arte. A primeira exibição oficial do longa-metragem foi feita em 1994, no Festival de Cinema de Cannes - e contra todas as probabilidades, levou para casa a Palma de Ouro, superando o favorito, A Fraternidade é Vermelha.
Coincidentemente, neste mesmo ano, Clint Eastwood foi o presidente do júri no evento. Entre inúmeras obras assistidas, o ator/cineasta não teve dúvidas de que Pulp Fiction era uma produção especial. Durante uma entrevista passada para o American Film Institute, Eastwood relatou sua experiência com o trabalho de Tarantino:
“Nós sentamos lá e assistimos e isso meio que atraiu todo mundo. Fiquei surpreso ao ver que foram os europeus do júri que realmente começaram a pular... alguns deles se viraram e disseram: 'Este é o melhor filme. É o melhor filme deste festival.'”
Já reparou na cena lendária de Pulp Fiction filmada de trás para frente? É assim que Quentin Tarantino fez o filmeE ainda acrescentou:
“Eu não pulei, ainda estava pesando as coisas na cabeça. O filme era definitivamente interessante e emocionante e veio em um momento em que precisávamos de um pouco de emoção. Quando eles entraram na sala do júri, todos foram unânimes em que esse seria o filme.”
Em Pulp Fiction, acompanhamos a história de Vincent Vega e Jules Winnfield, dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace, um poderoso gângster. Vega é então forçado a levar a namorada do chefe para conhecer a cidade, temendo passar dos limites. Enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge se mete em apuros por ganhar uma luta que deveria perder.
Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original, o longa é protagonizado por Uma Thurman, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, John Travolta e mais.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!