Back To Black, cinebiografia sobre a cantora britânica Amy Winehouse, estreia em breve nos cinemas brasileiros. O projeto dirigido por Sam Taylor-Johnson (Cinquenta Tons de Cinza) já havia gerado reações mistas da crítica, além de uma polêmica por deixar um personagem importante de lado, e agora, o melhor amigo da cantora, Tyler James, resolveu expressar sua opinião publicamente.
Em conversa para o The Sun, o cantor e compositor disse que a obra não consegue capturar a pessoa “incrível e linda” que ele conhecia. A trama traz Marisa Abela como a estrela britânica e Jack O’Connell interpreta o marido, Blake Fielder-Civil. Nas palavras de James, Winehouse estaria “fumegante” em ver como ela foi retratada.
“Eu não esperava que fosse realista ou completamente preciso”, disse ele ao The Sun, “mas foi pior do que pensei que seria. Foi terrível e não lhe faz jus”. James fala com propriedade sobre a amiga que conheceu aos 12 anos de idade, quando ambos estudavam na Sylvia Young Theatre School, em Londres. Eles passaram grande parte de suas vidas juntos e ele esteve ao lado da superstar até a época de sua morte.
Eles cobriram de açúcar, encobriram sua vida incrível e perderam grandes pedaços. Não é contar a história dela. Muito mais poderia ter sido contado neste filme para construir uma imagem melhor e mais completa de quem Amy era
Apesar de ter sido um dos amigos mais próximos de Winehouse, ele é brevemente apresentado no filme, com o ator Spike Fearn assumindo o papel. No entanto, ele afirmou não ter se sentido ofendido por isso: “eu estava lá para apoiá-la na vida real e este é apenas um filme”.
O detalhe que agradou Tyler James na cinebiografia
Mesmo que James tenha identificado “imprecisões estranhas” nas palavras dele, um detalhe específico conseguiu arrancar um elogio do cantor. O amigo disse que ficou feliz em ver como o filme mostrou que ela “realmente amava” Fielder-Civil e ele também a amava: “Gostei de Blake e estou satisfeito por ele não ter sido considerado um vilão absoluto, porque não foi”.
“A melhor maneira de devolver a voz a ela”: Diretora de cinebiografia de Amy Winehouse defende que filme parte da perspectiva da cantoraFielder-Civil e Winehouse se conheceram em um pub em 2005 e namoraram intermitentemente antes de se casarem em 2007. Eles se divorciaram dois anos depois. Para James, o parceiro de sua amiga não recebeu muita empatia por parte do público, “como se ele fosse responsável por tudo.”
Back To Black chega aos cinemas brasileiros em 15 de maio.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!