Minha conta
    O final de De Volta para o Futuro 3 contém o maior mistério da saga e para percebê-lo é preciso prestar muita atenção no filho de Doc
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    A trilogia é cheia de pequenos detalhes, referências e easter eggs. Mas um pequeno momento em sua conclusão confunde os fãs até hoje.

    Para a maioria dos fãs, De Volta para o Futuro 3 fica um pouco aquém de seus antecessores cultuados, mas o diretor Robert Zemeckis conseguiu criar uma conclusão digna para a trilogia com seu coquetel de ficção científica e faroeste. A última aventura de viagem no tempo de Marty McFly (Michael J. Fox) e Doc Brown (Christopher Lloyd) também impressiona pelo humor irônico e detalhes surpreendentes, por isso ainda recebe ótimos 4,5 de 5 estrelas dos usuários do AdoroCinema.

    É provável que um momento em particular tenha ficado gravado na memória dos espectadores atentos do filme como uma curiosidade particular, em torno da qual cresceram todos os tipos de mitos, mesmo 34 anos depois. Trata-se de um gesto muito específico de um personagem coadjuvante que - por mais casual que possa parecer - deixa muitas perguntas sem resposta.

    Para descobrir esse momento, é preciso ir até o último ato do filme. Aqui Marty e sua namorada Jennifer (Elisabeth Shue) se despedem de Doc, de sua esposa Clara (Mary Steenburgen), trazida do Velho Oeste em 1985, e de seus dois filhos Júlio (Todd Cameron Brown) e Verne (Dannel Evans). A família está a bordo de uma locomotiva a vapor convertida em máquina do tempo, e Doc faz um curto e comovente monólogo final no qual garante que o futuro de seus amigos ainda não foi escrito.

    34 anos depois de De Volta para o Futuro, Lea Thompson retorna ao local mais icônico da trilogia: "Onde estou?"

    Assim que a câmera se move em direção aos Brown, o intérprete de Verne faz um gesto com a mão que sugere “venha aqui” antes de apontar para sua virilha. A quem exatamente ele se refere? O que o gesto deveria sugerir? Ele está seguindo uma direção de palco ou é uma reação espontânea do ator que simplesmente permaneceu no filme?

    Até à data, essas questões não foram respondidas de forma conclusiva e apenas Dannel Evans poderia provavelmente respondê-las. Contudo, os fãs estão trocando especulações selvagens em fóruns sobre o que poderia ser o misterioso gesto com a mão: Ele queria confundir o cinegrafista? É um gesto obsceno para Elizabeth Shue? Será que ele precisava ir ao banheiro com urgência e queria dizer a Zemeckis que achava que era hora de fazer uma pausa? Talvez nunca saibamos.

    Universal Pictures

    Aqui você pode assistir a cena na íntegra (o momento descrito pode ser encontrado aos 2 minutos e 28 segundos):

    De Volta para o Futuro 3 está disponível no Star+ e Telecine.

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    De Volta para o Futuro 3
    De Volta para o Futuro 3
    Data de lançamento 3 de agosto de 1990 | 1h 58min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Thomas F. Wilson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Telecine

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top