Sem sombra de dúvida, a atriz francesa, Isabelle Adjani, é um dos grandes nomes do audiovisual mundial. Responsável por faturar cinco César (considerado o Oscar do cinema francês), Adjani ficou marcada por performances em Possessão, Verão Assassino, Camille Claudel e mais. Contudo, você sabia que seu trabalho na primeira obra citada foi tão intenso que quase a levou a morte?
O relato vem da boca do próprio diretor de Possessão, Andrzej Zulawski, que durante presença no documentário, Zulawski o Zulawskim (2000), afirmou que os bastidores do filme foram tão viscerais que Isabelle tentou suicídio.
“Quando ela viu o filme após finalizado, tentou cometer suicídio – pegou um barbeador com duas lâminas e cortou os pulsos”, revelou o cineasta.
Na trama de Possessão, acompanhamos a história de Marc, um homem que ao voltar de viagem, tudo o que quer é reencontrar a esposa e o filho. Entretanto, assim que chega à Berlim, o rapaz percebe que a amada mudou radicalmente de comportamento e, assim que pode, ela pede o divórcio. O homem inicialmente suspeita que a mulher foi infiel a ele, mas eventos posteriores dão uma guinada sinistra, sugerindo uma situação demoníaca.
Terror slasher como você nunca viu: Trailer de uma das estreias mais aguardadas deste ano promete experiência da perspectiva de um serial killerNotícias dão conta de que a natureza do papel foi extremamente difícil para Adjani suportar, causando uma grande tensão mental na atriz durante as gravações. Uma cena em particular, em que sua personagem sofre um estranho aborto em uma passagem subterrânea, parece ter afetado a estrela - por mais que a sua atuação tenha sido notoriamente elogiada.
“Houve duas tomadas. Essa cena foi filmada às cinco da manhã, quando o metrô estava fechado. Eu sabia que rendia muito esforço de Adjani, tanto emocional quanto físico, porque estava frio lá. Era impensável repetir essa cena indefinidamente. A maior parte do que está na tela é o primeiro take”, colocou Zulawski.
Segundo a própria atriz, muitos anos se passaram até que estivesse pronta para outro papel. Posteriormente a Possessão, ela ainda protagonizou títulos como A Rainha Margot, Mamute e La Journée de la jupe, escrevendo seu nome na história do cinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!