Christopher Nolan é a coisa mais próxima disponível atualmente de um diretor famoso. A verdade é que já é assim há anos, mas o enorme sucesso de um filme como Oppenheimer elevou-o ainda mais. É claro que nem todos os seus longas são igualmente bem-vistos, havendo certo consenso de que Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge é uma de suas obras menos apreciadas.
“Não seja covarde, vamos fazer isso”: Foi assim que Christopher Nolan foi convencido a dirigir Batman - O Cavaleiro das TrevasNo entanto, Nolan não concorda de forma alguma com a relativa má reputação que a terceira parte de sua trilogia Batman tem. Aliás, o cineasta comenta o seguinte sobre ela no livro " The Nolan Variations: The Movies, Mysteries, and Marvels of Christopher Nolan”:
Não tenho um favorito, mas acho que O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um filme subestimado. Há coisas que fizemos nesse longa que são bastante subversivas e chocantes.
O próprio Nolan confessou na época de seu lançamento que se inspirou na obra-prima da literatura escrita por Charles Dickens, “Um Conto de Duas Cidades”, embora a origem dela fosse seu irmão Jonathan Nolan. Na verdade, o cineasta de Interestelar não tinha lido o romance de Dickens até que Jonathan o recomendou depois de lhe dar uma primeira versão do roteiro. E ele acabou pirando.
Aliás, não é a primeira vez que Nolan reivindica um de seus filmes, já que na época ele destacou que Insônia foi a obra mais subestimada de sua carreira e que estava “muito orgulhoso” do suspense estrelado por Al Pacino e Robin Williams.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!