Para o gosto de alguns e desgosto de outros, a Marvel e a Disney andam de mãos dadas há anos. Apesar dos contratempos recentes, a empresa do Mickey conseguiu aproveitar ao máximo esses personagens de quadrinhos e expandir sua presença na cultura popular.
Há uma expansão, entretanto, que a Disney não pode fazer: apresentar os Vingadores e outros personagens principais da Marvel à Disney World. Enquanto isso, os parques temáticos da Universal em Orlando têm heróis famosos andando pelas ruas e atrações populares protagonizadas por eles. Como isso é possível?
Transmitida 15 bilhões de vezes: Disney continua esta saga de fantasia de sucesso após 5 anosCompromissos contratuais
Essa situação remonta à década de 1990, quando vendeu seus direitos de exploração dos personagens para a Universal. Aquela altura, a empresa estava falida e esta decisão nasceu mais da necessidade do que da intenção de criar relações de longo prazo.
Este acordo entre a Marvel e a Universal ainda estava (e ainda está) em vigor na época em que a Disney comprou a Marvel em 2009. O acordo pré-existente era muito claro. Você poderia ver o Homem de Ferro e o Capitão América em um filme assinado pela empresa de Walt Disney, mas se quiser vê-lo como uma imagem de pôster em um parque de diversões, teria que fazê-lo na Universal.
A Disney não pode explorar e promover personagens que a Universal já utiliza em seus parques. E ela está até proibida de usar a palavra Marvel. Por outro lado, a Universal é obrigada a manter a identidade visual dos quadrinhos, já que o MCU pertence estritamente à Disney.
Uma lacuna legal
Mas existe uma brecha legal que tem permitido à Disney buscar alternativas para explorar esses personagens. O contrato da Marvel com a Universal especificava que os personagens não poderiam ser explorados por outras empresas "a leste do Mississippi".
Anthony Mackie quer encontro de diferentes versões de Capitão América, seguindo os passos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Entrevista Exclusiva)Para a sorte da Disney, outro de seus principais parques nos Estados Unidos é o Disneyland Park, localizado a oeste do Mississippi, em Anaheim, Califórnia. Existe o “Campus dos Vingadores”, que conta com duas atrações principais, uma do Homem-Aranha e outra dos Guardiões da Galáxia, e que são uma das maiores do parque.
Mas com uma média de 21 milhões de visitantes por ano, sem dúvida a falta desses personagens na Disney World de Orlando é um duro golpe para a empresa. É uma situação que não se espera que mude tão cedo. A Universal está muito confortável com seus parques em Orlando e suas atrações da Marvel. E a Disney tem que se contentar em arranhar o que puder. É o caso da atração Guardiões da Galáxia na Disney World, que eles poderiam usar já que os personagens não estavam sendo explorados pela Universal, e poderiam fazer o mesmo se quisessem usar outros personagens como Deadpool ou Doutor Estranho.
Com a sua presença tão limitada em Orlando, outras batalhas estão sendo travadas em outros lugares. Sem a concorrência da Universal, a Disney conseguiu apresentar seu Campus dos Vingadores na Disneyland Paris. E no Japão, após o recente fechamento em janeiro passado de As Incríveis Aventuras do Homem-Aranha na Universal Japão, espera-se que a Disney aproveite a lacuna para apresentar o Homem-Aranha e outros personagens da Marvel ao seu Tokyo Disney Resort. Quem diria que a grande guerra que esses super-heróis travariam seria contra os advogados.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!