Ter no currículo filmes protagonizados por Zendaya e Timothée Chalamet não é para qualquer um. Isso sem contar, é claro, outras figuras consagradas de Hollywood, como Tilda Swinton e Dakota Johnson. No entanto, o que faz de Luca Guadagnino um dos maiores diretores do seu tempo não é só o elenco brilhante que escala para seus longas, mas sim sua sensibilidade em retratar temas profundos, coragem em produzir cenas polêmicas e, talento para contar uma boa história com um ritmo atraente e temáticas extremamente interessantes.
O diretor de Rivais, filme que estreia nesta quinta-feira (25) nos cinemas, tem uma longa trajetória no cinema, que inclui títulos indicados ao Oscar e grandes sucessos de audiência. Mas quem é esse cineasta que parece ter surgido do nada e já está trabalhando com alguns dos maiores nomes da sétima arte dos dias atuais?
História de Luca Guadagnino
Luca Guadagnino nasceu em Palermo, na Itália, mas passou boa parte da sua infância na Etiópia, África. Filho de pai italiano e mãe argelina, ele retornou ao seu país natal em 1977, e passou a se interessar por escrita na adolescência. O que despertou seu interesse por roteiros de cinema e, em pouco tempo, passou a nutrir uma paixão por encabeçar suas próprias histórias.
Luca Guadagnino: Os principais filmes do diretor
O cineasta já dirige desde os anos 90, e seu primeiro filme, The Protagonists, foi lançado em 1999, quase na virada do século. Guadagnino já dirigiu curtas-metragem, videoclipes, entre outros trabalhos visuais.
Mas, seu talento só veio a ser reconhecido internacionalmente pelo público com a estreia de Me Chame Pelo Seu Nome. Antes disso, ele já havia dirigido alguns títulos bem interessantes, como o Mergulho Profundo, Eu Sou o Amor e Cuoco Contadino.
Depois, emplacou o remake de Suspiria, Até os Ossos e a série da HBO We Are Who We Are, entre outros projetos marcantes.
Agora que você conhece um pouco mais da sua história, que tal adquirir alguns produtos que têm tudo a ver com seus filmes?
Me chame pelo seu nome, André Aciman
O livro que inspirou o filme indicado ao Oscar conta a história de Elio, um jovem que passa seus verões na costa italiana e acaba sendo surpreendido quando um jovem escritor se hospeda no mesmo local para ajudar seu pai com correspondências e papeladas. Isso faz com que o protagonista se apaixone perdidamente, dando origem a um romance temporário.
Até os ossos, Camille DeAngelis
Neste outro título que deu origem a um longa bastante controverso de Guadagnino, Maren Yearly é uma jovem bem diferente que causou bastante desde os seus dois anos de idade, quando sua mãe a encontrou com a orelha da babá na boca e uma pilha de ossos ao seu lado. Ao completar dezesseis anos, ela decide procurar pelo pai e acaba descobrindo um mundo repleto de pessoas com ela.
Raquete de Tênis Open 25, Wilson
É quase impossível você assistir Rivais e não terminar com vontade de praticar tênis. Então, por que não começar com esta raquete Open 25 da Wilson? Feita em alumínio e com um design perfeito para pequenos tenistas, ela pode te ajudar a desenvolver suas habilidades até que se torne um verdadeiro campeão.
Suspiria (Music for the Luca Guadagnino Film) [Disco de Vinil], Thom Yorke
Por último, temos a trilha sonora impecável de Suspiria. Produzida por Thom Yorke, as músicas presentes no filme te levam para toda a atmosfera assustadora e sensual do remake de Guadagnino. E tocadas em uma vitrola, te farão mergulhar ainda mais fundo nesse universo. Disponível na Amazon por R$ 274,10.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!