Para as diversas gerações que cresceram encantadas com os personagens mágicos da Disney, visitar um dos parques do estúdio normalmente entra no grupo dos maiores sonhos de uma existência. Embora tenha diversas atrações baseadas nos filmes e séries da empresa, estes espaços contam também com curiosidades inimagináveis.
Anunciado em abril de 1969, o anúncio do Walt Disney World foi importante para a movimentação econômica não apenas de Orlando, mas dos Estados Unidos em geral. Para além da deslumbrante construção, com mais de 25 quilômetros, monotrilhos, transporte aquático e grandes hotéis temáticos, a estrutura foi responsável por revolucionar um aspecto de saneamento básico.
Quanto custa casar na Disney? Fazer um casamento no castelo da Cinderela tem preço salgadoUm comunicado indicava algumas inovações nesse sentido: “A Aerojet-General Corporation, uma subsidiária da General Tire & Rubber Co., está projetando um sistema automatizado de coleta e remoção de lixo para uso em toda Walt Disney World".
Este sistema Automatic Vacuum Assisted Collections, conhecido como AVAC, foi inventado na Suécia na década de 1960 e seu anexo no parque foi considerado como "uma grande promessa para as comunidades do futuro devido à sua eficiência e limpeza”. No entanto, após chegar aos Estados Unidos através do novo espaço da Disney, o recurso revolucionário nunca foi difundido no país da forma como era esperado.
Ainda assim, a ótima repercussão do sistema de lixo, com uma rede de túneis subterrâneos de três quilômetros de 1 milhão de dólares em 16 pontos de coleta em todo o parque, foi responsável por, pelo menos, inspirar a cidade de Nova York a aplicar a estrutura na Ilha Roosevelt.
O fato das lixeiras do Walt Disney World serem tão especiais vai além do fato de que contribuem para a experiência lúdica do parque, com referências a inúmeros personagens e elementos do estúdio, mas também por ter uma praticidade utópica em relação a outros estilos de saneamento básico.
Com adição da estrutura inédita nos Estados Unidos, Walt Disney também foi o primeiro lugar a usar lixeiras com tampa articulada para evitar que o mal cheiro se espalhasse pelas dependências do parque. A invenção do renomado criador, no entanto, nunca foi patenteada, pois fabricantes lhe disseram que elas eram inúteis. Décadas depois, é possível ver esse tipo de lata de lixo no mundo todo.
“Estou há uma hora chorando”: Fãs da Disney “descobriram” uma regra do parque e não estão aguentando a emoçãoEssa questão, inclusive, inspirou o jornalista Steve Tanner a documentar um arquivo sobre as latas de lixo temáticas da Disneylândia. No site Magical Trash, é possível encontrar mais de 14 anos de registros sobre essa temática inusitada, porém curiosa.