Já se passaram oito anos desde que Star Trek: Sem Fronteiras foi lançado nos cinemas como o terceiro filme da nova saga da franquia galáctica que J.J. Abrams iniciou em 2009 e que foi um reboot dos filmes originais. Mas, embora os planos desde o início tenham sido fazer uma quarta parte, os fãs estão esperando por isso há quase uma década sem que o projeto se concretize.
Com Star Trek 4 como título provisório, a Paramount Pictures anunciou oficialmente um quarto filme da saga em 2016, com John D. Payne e Patrick McKay – os showrunners da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – como roteiristas, mas no final das contas o projeto acabou em mãos diferentes sem nunca sair do papel.
Em alguns momentos não ficou claro se os planos eram continuar com o elenco liderado por Chris Pine; se os atores de Kirk, Spock, Uhura e companhia seriam trocados; ou se optariam por um novo começo com uma equipe completamente renovada. Ou até mesmo uma mistura de todas as opções.
Star Trek 4: Em andamento desde 2016
A jornada para tirar Star Trek 4 do papel não tem sido fácil. Em 2017, o próprio Quentin Tarantino propôs à Paramount e J.J. Abrams uma ideia que fosse baseada em um dos episódios da série original e até uma equipe de roteiristas foi contratada para desenvolvê-la, mas no final o projeto não pôde ir adiante.
Durante os anos seguintes, haveria várias outras tentativas: uma delas liderada pelo roteirista S.J. Clarkson (Anatomia de um Escândalo, Madame Teia) que era basicamente uma continuação de Sem Fronteiras, e que foi cancelada após não conseguir concretizar os acordos necessários.
Houve uma terceira tentativa por Noah Hawley (Fargo), contratado para escrever e dirigir um novo filme baseado em sua própria visão para a franquia, mas que acabou sendo rejeitado pela nova liderança da empresa. E, depois, a mais recente foi com Matt Shakman (WandaVision), que trabalhou durante anos com diversos grupos diferentes de roteiristas antes de sair para dirigir Quarteto Fantástico sem que o projeto pudesse avançar.
Contudo, agora os fãs de Star Trek têm motivos para ficar animados novamente. Confira abaixo tudo o que sabemos sobre Star Trek 4.
Star Trek 4: Em novas mãos
A última novidade é que um novo roteirista se juntou oficialmente à frota e isso é sempre um bom sinal de que as coisas estão avançando. Conforme publicado pela revista Variety em março de 2024, Steve Yockey, o showrunner da série da HBO The Flight Attendant, está escrevendo o roteiro de Star Trek 4, ainda sem título. E, embora ainda não haja detalhes sobre a história, será o capítulo final da saga de reinicialização.
No momento não foi anunciado quem estará no comando da direção, mas parece que atualmente há uma busca ativa para assumir o comando do potencial novo capítulo da saga.
Enquanto isso, a franquia galáctica tem outros dois filmes em desenvolvimento com os quais o projeto não deve ser confundido: uma prequela dirigida por Toby Haynes e um filme spin-off de Star Trek: Discovery, intitulado Section 31, cujas filmagens já foram concluídas e a estreia está prevista para 2025.
Star Trek 4: Data de lançamento
Atualmente, além de não haver data de lançamento, estamos longe de saber quando o novo projeto terá sua estreia. Houve tantas mudanças nos últimos anos que a única coisa que sabemos sobre Star Trek 4 no nível de produção é que ele “permanece em desenvolvimento ativo”.
Embora com um novo roteirista responsável pelo novo filme, o projeto está em fase inicial de desenvolvimento.
Star Trek 4: Quem vai voltar e quem não vai
Como o projeto está em seus estágios iniciais, ainda não há atores ou atrizes que tenham garantido presença no novo filme, embora a maioria deles tenha falado inúmeras vezes sobre um possível retorno.
Assim que o novo plano para Star Trek 4 se solidificar, estaremos mais perto de saber se Chris Pine (Kirk), Zachary Quinto (Spock), Zoe Saldaña (Uhura), Karl Urban (Bones), John Cho (Sulu) e Simon Pegg (Scotty) farão parte da nova história, mas por enquanto parece que a ideia é essa.
Da mesma forma, se fosse uma continuação direta, o filme teria que tomar decisões em relação a Pavel Chekov após a trágica morte de Anton Yelchin em 2016.
Outra presença muito comentada nos últimos oito anos foi a de Chris Hemsworth, já que um dos planos para a quarta parte era uma aventura em que James T. Kirk, de Chris Pine, uniria forças com seu falecido pai, interpretado pelo ator da Marvel.
Qual é o enredo de Star Trek 4?
Da mesma forma, não há detalhes confirmados sobre o enredo para o quarto filme até o momento. Uma das possibilidades mais prováveis é que seja uma continuação de Star Trek: Fronteiras, que dá o toque final à saga com uma nova e última missão a bordo de uma nova USS Enterprise. Mas também é possível que Yockey aposte em algo completamente diferente.
De qualquer forma, estamos satisfeitos que o filme possa avançar, depois de um caminho cheio de buracos e complicações que prolongaram o processo a um ponto em que parecia que ele poderia ser arquivado para sempre.
Já estamos ansiosos para saber mais.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!