Guerra Civil, em cartaz nos cinemas, é chamado por seu próprio diretor, Alex Garland, de uma obra “antiguerra”. E por esse motivo, a trama ambientada em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, apesar de apresentar referências declaradas a filmes como Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, acaba buscando em outros cantos, inspirações que conversam melhor com o tom adotado pelo cineasta.
Uma dessas referências está em um filme soviético dirigido por Elem Klimov, e considerado por muitos, um dos melhores filmes de todos os tempos: Vá e Veja. Que por ser tão brutal, Alex Garland o chama de um exemplo de filme "antiguerra", em vídeo recente publicado no TikTok do Letterboxd.
No vídeo, Alex Garland cita Vá e Veja como um de seus filmes favoritos, e revela que o transformou em um título obrigatório para o elenco de Guerra Civil assistir, antes das filmagens. Confira abaixo:
Em Vá e Veja, o jovem camponês Florya (Aleksei Kravchenko) é cooptado por um despreparado grupo de guerrilheiros antinazistas. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e decide retornar ao seu vilarejo. Chegando lá depara-se com o desolador cenário de um massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais fortes.
É possível assistir Vá e Veja gratuitamente no Youtube, em sua versão original com legendas em inglês. Basta procurar pelo título em inglês: Come and See. Guerra Civil, com Kirsten Dunst, Wagner Moura e Cailee Spaeny, está em cartaz nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!