Minha conta
    No streaming: Ganhou 4 Oscars e é um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Os incríveis efeitos visuais e o uso de CGI nunca antes visto ajudaram a dar ao filme um estilo totalmente inconfundível.

    Um dos grandes marcos cinematográficos não apenas do final do século 20, mas da história do cinema em geral, é Matrix. O filme foi recebido com certo ceticismo quando as irmãs Lilly e Lana Wachowski apresentaram a ideia transgressora à Warner Bros. como parte de um acordo para três filmes: Assassinos (1994), de Richard Donner, que foi a estreia delas como roteiristas; Ligadas pelo Desejo (1996), sendo a estreia da dupla como diretoras; e um terceiro, Matrix (1999), que elas também queriam dirigir, mas cuja abordagem exigia um investimento significativo do estúdio.

    Ambientado em um futuro distópico em que as pessoas não sabem que fazem parte de uma simulação chamada Matrix, reproduzida por máquinas enquanto os humanos trabalham para elas como fonte de energia em campos agrícolas, nem todos entenderam o conceito de Matrix desde o início, mas o projeto teve vários apoiadores importantes que convenceram a Warner Bros. a investir 60 milhões de dólares no filme.

    No entanto, assim que os executivos viram uma amostra dos primeiros minutos, como um dos membros da equipe de produção, Zach Staenberg, contou na faixa de comentários do DVD, eles “apoiaram totalmente o filme”.

    Matrix
    Matrix
    Data de lançamento 21 de maio de 1999 | 2h 15min
    Criador(es): Lana Wachowski, Lilly Wachowski
    Com Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Para produzir o que viria a ser uma obra-prima, Lilly e Lana Wachoswski não contaram apenas com uma história sólida, mas também com uma equipe de atores de primeira classe – Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss – e alguns efeitos visuais incríveis e o uso de CGI nunca antes visto, o que ajudou o filme a ter um estilo completamente inconfundível e ainda o faz até hoje, já que, culturalmente, é um dos filmes mais influentes da história.

    Suas cenas de ação de nível internacional, a cinematografia impecável, a estética cyberpunk e a profundidade filosófica do enredo encantaram a crítica e o público, e Matrix foi o filme de maior bilheteria da Warner naquele ano e um dos filmes de maior bilheteria de 1999.

    A bilheteria de 460 milhões de dólares contra os 60 milhões que custou fez dele uma aposta absolutamente lucrativa para o estúdio e, além disso, serviu para criar uma franquia de sucesso que, mais de duas décadas depois, continua forte.

    Matrix também ganhou quatro Oscars em reconhecimento a suas realizações técnicas: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Filme, Melhor Som e Melhor Edição de Som, todas as quatro categorias em que foi indicado.

    Warner Bros.

    Em Matrix, Keanu Reeves interpreta um programador despretensioso chamado Thomas A. Anderson, que há muito tempo tem uma sensação estranha sobre o mundo ao seu redor. Suas suspeitas se concretizam quando um homem misterioso chamado Morpheus (Fishburne) entra em contato com ele e revela que o mundo em que ele vive é, na verdade, uma simulação de computador.

    Morpheus lhe oferece duas opções: permanecer na chamada Matrix e continuar com sua vida monótona, mas segura, ou acompanhá-lo ao mundo real, onde as poucas pessoas cientes da verdade estão travando uma guerra amarga contra as máquinas que estão explorando a humanidade.

    Atualmente, Matrix faz parte do catálogo da Max.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top