Lançado no ano de 2002, sob a direção de Kátia Lund e Fernando Meirelles, Cidade de Deus mudou para sempre o cinema brasileiro ao entregar uma das maiores e melhores produções de todos os tempos.
Até hoje, foi o único filme nacional que recebeu quatro indicações ao Oscar, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
O filme, que acompanha os diferentes caminhos de Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues), dois melhores amigos que cresceram na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, abriu portas para o mercado internacional, local onde Meirelles realizou outras produções e onde também conheceu alguns ícones do cinema hollywoodiano, como Steven Spielberg.
O encontro não foi por acaso, já que o cineasta brasileiro foi convidado para dirigir Colateral, filme de ação de 2004, estrelado por Tom Cruise, Jamie Foxx, Mark Ruffalo e produzido por Spielberg.
Apesar de não ter aceitado o trabalho, a reunião gerou uma brilhante pérola da sétima arte, que foi compartilhada por Meirelles no ano de 2019, quando foi convidado do programa Provocações da TV Cultura com Marcelo Tas.
No programa, ele contou a risos que Spielberg aproveitou a reunião para sanar uma dúvida que tinha desde o momento em que assistiu City of God (como é conhecido internacionalmente) : “como foi gravada a cena de abertura da perseguição da galinha”.
Tem Brasil em Cannes! Thriller de Karim Aïnouz é anunciado em principal seleção do Festival“Eu expliquei para ele (Spielberg): o fotógrafo pegou uma câmera pequenininha e amarrou com uma fita crepe na vassoura e correu enquanto gritava ‘xô galinha, xô galinha’", contou Meirelles para o apresentador Tas.
A resposta acabou pegando o diretor de ET de surpresa, que, segundo Meirelles, chamou toda a equipe técnica para entender como e quanto custaria para a cena ser feita. “Aquela cena, para mim, custaria um milhão e meio de dólares, e você fez com um cabo de vassoura?". Confira o trecho completo da entrevista:
A épica sequênciada galinha foi realizada em um trabalho conjunto entre o roteirista Bráulio Mantovani e o fotógrafo César Charlone, que em 2016 compartilharam todos os bastidores de criação até a análise técnica no canal Curta!, no programa Grandes Cenas.
Aparentemente, o cinema hollywoodiano não está preparado para entender as gambiarras do cinema nacional, que, apesar de parecerem insanas, dão muito certo.
Cidade de Deus está disponível na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!