Depois de produzir clássicos do cinema de animação, como Toy Story, Monstros S.A. e Up - Altas Aventuras, a Pixar continuou sua lista de filmes que mergulham na nostalgia e na emoção de personagens incomuns. Já se passaram três anos desde que Luca, um filme que é tão colorido quanto engraçado, chegou ao streaming. E ele tem um detalhe bastante curioso!
Dirigido pelo cineasta italiano Enrico Casarosa e com um elenco de vozes liderado por Jacob Tremblay e Jack Dylan Grazer, o filme retratou um pitoresco vilarejo na costa italiana, mas também nos levou às profundezas do mar. E se os monstros marinhos pudessem se tornar seres humanos?
Luca (Tremblay) desafia as ordens de seus pais e emerge do mar apenas para perceber que pode assumir a aparência de uma criança humana. É então que ele faz amizade com Alberto (Grazer), outro monstro do oceano que vive assim há muito tempo e convida Luca a se rebelar e aproveitar o que eles não podem experimentar nas águas. O verão se torna diferente e muito divertido, especialmente ao provar gelato e sonhar em andar de Vespa com os amigos.
Ao longo de 1 hora e 35 minutos, vemos Luca e Alberto correrem pelas colinas, aprenderem a pilotar motos, descobrirem informações sobre as estrelas e comerem macarrão com Giulia (Emma Berman), uma garotinha que se junta à equipe para competir em um triatlo que lhes dará um prêmio que lhes permitirá alcançar o objetivo de pilotar a característica Vespa.
Se você já assistiu ao filme, provavelmente se lembrará da imagem idílica de um verão na Itália, mas essa pequena cidade é inspirada em um dos filmes mais queridos do Studio Ghibli.
Hayao Miyazaki lançou seu filme mais veranil na década de 1990: Porco Rosso. O filme japonês nos apresentou a um peculiar piloto da Primeira Guerra Mundial que se tornou caçador de recompensas e luta contra piratas no Mar Adriático. Mas ele não é um especialista em voo qualquer, e sim um piloto enfeitiçado que tem um rosto como o de um porco.
Esse longa-metragem de animação também se passa na Itália, embora durante o regime de Benito Mussolini, e nos leva ao longo da costa quente, assim como acontece em Luca.
A inspiração que Casarosa teve no filme da Pixar é ainda mais visível quando sabemos o nome do vilarejo onde Luca, Alberto e Giulia se divertem, que se chama Portorosso. Originalmente, esse seria o sobrenome de Luca, mas o diretor decidiu mudá-lo e dá-lo ao vilarejo onde a história se passa.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!