Já podemos pendurar a placa de "0 dias sem polêmica sobre o uso de inteligência artificial no meio audiovisual". Depois do barulho que se organizou em torno de Late Night with the Devil – ou Tarde da Noite com o Diabo –, produção independente de terror que utilizou IA generativa para criar algumas imagens estáticas, a polêmica veio à tona de novo.
Nesta ocasião foi ninguém menos que a prestigiada A24, considerada por muitos como a casa das mais interessantes e autorais produções que chegaram aos nossos cinemas nos últimos anos, quem utilizou esta tecnologia para criar uma série de imagens promocionais para seu último lançamento: o extraordinário Guerra Civil, de Alex Garland.
Recentemente, a conta oficial do Instagram da A24 publicou um carrossel composto por cinco imagens que refletiam vários cenários devastados nos Estados Unidos atolados na guerra civil em que o filme se passa. Não demorou muito para que os mais espertos percebessem padrões típicos de inteligência artificial presentes em todos eles, o que desencadeou inúmeras críticas em comentários que continuam aparecendo nas redes.
Entre eles estão carros de três portas, edifícios icônicos de Chicago localizados em posições erradas em relação à realidade, texturas caóticas ou um cisne gigante sem sentido.
Enquanto alguns usuários da rede social expressaram sua perplexidade pelo fato de nenhuma das artes refletir eventos ou paisagens presentes nas filmagens do longa-metragem – o que não é necessariamente um grande problema –, outros se concentraram no elefante na sala, sendo esta mensagem uma das mais representativas:
Você sabe MUITO bem como a comunidade cinematográfica se sente em relação ao uso de conteúdo gerado por IA. E a reação a Late Night With the Devil foi mais que suficiente para deixar claro: NÃO QUEREMOS ISSO. É estúpido que sua equipe de marketing tenha pensado que isso era aceitável. Estamos fazendo o nosso melhor para combater o desejo de abrir a Caixa de Pandora com essa m*rda e aqui estão eles ignorando deliberadamente as preocupações de todos sobre esse assunto
O pessoal do The Hollywood Reporter entrou em contato com uma fonte próxima à produção que afirmou o seguinte sobre a polêmica com inteligência artificial:
Estas são imagens de IA inspiradas no filme. O filme inteiro é um grande ‘e se’ e por isso queríamos continuar esse pensamento social – imagens poderosas de marcos icônicos com aquele realismo distópico
Guerra Civil se passa em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos. Uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!