Com mais de 60 filmes em seu currículo, seria estranho se, como fã de ação, você não tivesse se deparado com Jean-Claude Van Damme em algum momento. O ator belga é um dos heróis americanos por excelência da década de 1990, e seu nome não fica atrás de grandes como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Além de sua proeza física e de sua capacidade de realizar danças memoráveis, outra das características mais notórias de Van Damme sempre foi sua grande flexibilidade.
Como conta a história do documentário Coup sur coup, do canal Arte do site irmão do AlloCine, nem sempre foi assim. Com apenas 12 anos de idade, o ator era muito jovem quando seu pai o mandou para um professor de caratê "para deixá-lo mais afiado". Claude Goetz, o professor, decidiu mantê-lo por causa de seu potencial, mas não ficou muito impressionado no início: "Ele era duro como um poste, míope como uma toupeira, feio como um piolho".
Uma vida dedicada ao seu físico e à sua carreira
Seu físico era tudo o que Van Damme conhecia. O jovem também teve aulas de balé durante quatro anos. "O balé é uma arte, mas também um dos esportes mais difíceis. Se você consegue sobreviver ao treinamento de balé, consegue sobreviver ao treinamento de qualquer outro esporte". Mas o caratê continuou sendo sua prioridade, e seu professor estava certo em ver seu potencial. Ele competiu inúmeras vezes na equipe nacional, vencendo 44 vezes e perdendo apenas duas. A relação entre os dois se tornou tão próxima que Goetz também se tornou seu treinador durante sua carreira no cinema.
Como ator, sua vida passou por muitos altos e baixos, incluindo momentos em que ele estava profundamente falido. Van Damme chegou a Los Angeles na década de 1980 com pouco dinheiro. Embora tenha participado de pequenas produções, foi somente aos 28 anos que Van Damme, desesperado, conseguiu seu primeiro papel no filme O Grande Dragão Branco, que nunca foi lançado nos cinemas, mas se tornou um filme cult e permitiu que ele começasse a mostrar seu corpo e suas habilidades no setor. Entre elas, o agora famoso chute voador.
Quarenta anos depois, Van Damme ainda está fazendo o que ama e o que faz de melhor. Sua carreira está repleta de clássicos de ação como Soldado Universal, O Alvo ou Timecop. Durante todo esse tempo, Goetz, seu professor, sempre esteve com ele como treinador e amigo pessoal, provando que, para esse ator, sua vida fora das telas era tão importante quanto a que tinha dentro delas.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!