Às vezes, uma decisão inteligente pode mudar toda a sua vida. Pelo menos é o que prova George Lucas, que recentemente foi nomeado a celebridade mais rica do mundo pela revista Forbes, com uma fortuna de cerca de 5,5 bilhões de dólares. Claro, o cineasta tem que agradecer à franquia Star Wars por isso, que cresceu de forma constante nos últimos 47 anos e rendeu a ele enormes quantias de dinheiro.
No entanto, se ele não tivesse tomado uma decisão aparentemente pequena e insignificante durante o desenvolvimento de Star Wars, as coisas poderiam ser muito diferentes hoje.
George Lucas garantiu todos os direitos de merchandising e sequências de Star Wars
Depois que George Lucas fez seu nome na indústria cinematográfica com sua estreia no longa-metragem THX 1138, no início da década de 1970, o diretor conseguiu seu primeiro grande sucesso no cinema em 1973 com Loucuras de Verão. O filme rendeu cerca de 140 milhões de dólares com um orçamento de apenas 775 mil, e recebeu um total de cinco indicações ao Oscar.
Embora vários produtores tenham rejeitado a caríssima ideia de ficção científica de Star Wars, Lucas encontrou um aliado em Alan Ladd Jr., que o ajudou a colocar o filme em posição na 20th Century Fox. Ladd Jr. garantiu a Lucas um acordo com o estúdio e um orçamento de 11 milhões de dólares americanos – uma quantia incrível na época.
Ao mesmo tempo, foi oferecido a Lucas um honorário de diretor de 500 mil dólares pelo filme, que era cerca de três vezes o honorário que ele havia recebido por Loucuras de Verão. No entanto, ele propôs um acordo diferente ao estúdio. Em troca de manter sua remuneração anterior de 150 mil dólares, ele exigiu os direitos totais de todos os produtos de merchandising do filme, bem como os direitos de todas as possíveis sequências de Star Wars.
De acordo com o Deadline, esse acordo foi uma verdadeira bênção para o estúdio, já que a Fox havia ficado no vermelho com uma campanha de merchandising de O Fantástico Dr. Dolittle em 1967. Ao mesmo tempo, o estúdio ainda não acreditava no potencial de franquia do filme e considerava irrelevante a exigência de Lucas pelos direitos da sequência.
As mercadorias de Star Wars se tornaram mais lucrativas para George Lucas do que os próprios filmes
No entanto, George Lucas provou que estava certo. Star Wars não só se tornou um dos filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos em 1977, como também continua arrecadando cerca de 775 milhões de dólares em bilheteria até hoje. Somente entre 1977 e 1978, cerca de 100 milhões de dólares foram obtidos com a venda de brinquedos. Ainda hoje, diz-se que a receita proveniente apenas das mercadorias de Star Wars chega a mais de 18 bilhões de dólares.
Os cinco filmes subsequentes da franquia renderam mais 3,5 bilhões de dólares nas bilheterias de cinema. Além disso, houve bilhões de dólares em receita com a venda de DVDs e videocassetes, videogames, livros e outros produtos. De acordo com o Hollywood Reporter, isso elevou a fortuna pessoal de George Lucas para cerca de 3,2 bilhões de dólares em 2012.
Em seguida, ele tomou outra decisão financeira extremamente hábil: vendeu toda a franquia, incluindo sua produtora Lucasfilm, para a Disney por cerca de quatro bilhões de dólares. George Lucas recebeu cerca de 2,21 bilhões de dólares da Disney e recebeu mais 37 milhões de ações do estúdio, que lhe rendem dividendos anuais.
De acordo com a Forbes, a fortuna de Lucas hoje gira em torno de 5,5 bilhões de dólares. Se o cineasta não tivesse garantido os direitos de merchandising e de sequências de Star Wars naquela época, essa fortuna provavelmente seria apenas uma fração desse valor.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!