Considerado um dos diretores mais talentosos do cinema sul-coreano, assim como um dos mais premiados, Park Chan Wook deixou um legado em seu país com produções clássicas, que possuem o mistério, a ação e o suspense como uma marca registrada de seu estilo que conquistou o público.
Uma de suas obras mais famosas é Oldboy, longa-metragem lançado em 2003, que além de vencer vários prêmios internacionais, como o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, também foi indicado à Palma de Ouro e marcou toda uma geração. Agora, mais de duas décadas depois, o filme vai ganhar um remake como série de televisão em língua inglesa.
Segundo o Deadline, o cineasta está trabalhando na adaptação como produtor ao lado de seu parceiro Syd Lim e em parceria com a Lionsgate Television, estúdio responsável pelo lançamento do projeto. Até o momento, ainda não há informações sobre o possível elenco ou uma previsão de estreia para a série.
“Esta adaptação em série de Oldboy contará com o poder emocional bruto, cenas de luta icônicas e o estilo visceral que tornaram o filme um clássico” disse Scott Herbst, vice-presidente executivo e chefe de desenvolvimento de scripts da Lionsgate. Ele também celebrou a parceria com Chan Wook, definindo o diretor como “um dos contadores de histórias mais visionários da nossa geração”.
Oldboy: um clássico que marcou sua geração
Estrelado por Choi Min Sik no papel de Oh Dae Su, Oldboy conta a história deste rapaz que foi misteriosamente raptado e encarcerado por quinze anos. Quando ele é finalmente libertado, sem nenhuma explicação, descobre que tem 5 dias para encontrar seu sequestrador e realizar sua vingança.
A história é na verdade inspirada no mangá homônimo de Garon Tsuchiya de 1996. A adaptação feita em 2003 faz parte ainda da chamada “trilogia de vingança” de Chan Wook, que veio logo depois de Sympathy for Mr. Vengeance (2002) com Kang Ho Song (Parasita) e anterior a Sympathy for Lady Vengeance (2005).
O próximo sucesso da HBO reúne Robert Downey Jr., Park Chan-wook e Fernando MeirellesAlém de ter sido um sucesso no país, Oldboy também foi um grande precursor que apresentou o cinema sul-coreano para o público ocidental e serviu até mesmo de inspiração para Spike Lee, que decidiu fazer sua versão da trama em 2013 com Josh Brolin e Elizabeth Olsen. Por seu feito, Chan Wook levou para casa cinco troféus de Melhor Diretor que conquistou em diferentes premiações pela Ásia.
O remake de Oldboy ainda não possui uma previsão de estreia.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!