Dar vida a um personagem que foi importante na infância é um sonho e nem todo ator consegue realizá-lo. Alicia Vikander, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa, conseguiu isso em 2018 ao entrar na pele de uma das heroínas mais icônicas dos videogames. No entanto, o projeto não saiu como esperado. Era um blockbuster e, como tal, esperava-se muito dele em termos de bilheteria, mas ele não foi bem-sucedido e os críticos também não reagiram de forma muito positiva. Embora uma sequência tenha sido planejada, as coisas não funcionaram bem.
Vikander assumiu o papel de Lara Croft em Tomb Raider. A atriz substituiu Angelina Jolie, que interpretou a personagem em dois filmes: Lara Croft: Tomb Raider (2001) e Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003). Nessa nova versão, dirigida por Roar Uthaug, o roteiro foi baseado no reboot da série de videogames. A história segue a protagonista em busca de seu pai, que desapareceu anos atrás, e as pistas a levam a uma ilha na costa do Japão. Em resumo, uma história de origem.
Além de Vikander, o elenco incluiu Dominic West, Walton Goggins, Daniel Wu, Kristin Scott Thomas, Hannah John-Kamen e Derek Jacobi.
"Sou emocionalmente atraída por algo que é muito diferente do que já fiz antes", disse Vikander à EW. "Naturalmente, isso me dá uma emoção extra. Fiz principalmente dramas e filmes independentes em minha carreira, mas não sei quantas vezes assisti a grandes filmes de aventura como Indiana Jones ou A Múmia. Adoro embarcar nessas grandes jornadas e fazer um papel de ação sempre foi um sonho de infância meu".
Tomb Raider arrecadou mais de 274 milhões de dólares, o que não é ruim, considerando seu orçamento de 94 milhões, mas é baixo para o que se espera de um blockbuster.
No que diz respeito à crítica, o filme foi reprovado. Embora a imprensa especializada tenha destacado que a história se desenrola de forma mais realista do que a de seus antecessores e que Vikander é uma das melhores coisas do filme, o resultado final não fez jus a esses dois aspectos. Mais um exemplo da maldição das adaptações de videogames, que apenas títulos como Sonic, Super Mario Bros. e a série The Last of Us escaparam.
A SEQUÊNCIA QUE NUNCA FOI FEITA
Apesar dessas desvantagens, a Warner Bros. começou a trabalhar em 2019 na sequência. Eles tinham Amy Jump como roteirista e Ben Wheatley como diretor. Eles também tinham uma data de lançamento: 2021. No entanto, a pandemia teve consequências e as filmagens nunca ocorreram. Em 2021, foi anunciada uma mudança na cadeira de diretor e Misha Green foi escolhido para substituir Wheatley. Novamente, o projeto não pareceu avançar.
Vikander disse ao Collider sobre a sequência: "Não foi dada luz verde, mas o roteiro está em desenvolvimento e acho que todos estão empolgados e eu adoraria voltar a ser Lara novamente".
Em 2022, a atriz atualizou o status de Tomb Raider 2 na EW após a compra da MGM pela Amazon - que detinha os direitos -:
Com a MGM e a Amazon comprando, não tenho ideia. É uma questão política. Misha e eu estamos preparados, então, para ser honesta, isso está nas mãos de outras pessoas.
Más notícias logo após Vikander fazer essas declarações. Devido ao fracasso da MGM em dar luz verde a uma sequência de Tomb Raider no cinema, a empresa perdeu os direitos. Isso também significou que Vikander não retornaria como Lara Croft mais uma vez.
Mas nem tudo está perdido. Depois que a MGM perdeu os direitos, a Amazon se tornou a nova herdeira e desenvolverá um filme sobre a famosa ladra de tumbas e uma série com Phoebe Waller-Bridge. O plano da empresa é criar uma franquia no estilo do Universo Cinematográfico da Marvel. Vamos ver se Lara Croft terá justiça desta vez.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!