Por mais promissores que sejam os ingredientes de um filme, eles não são garantia de sucesso. Na história do cinema, existem inúmeros sucessos de bilheteria fracassados, dirigidos por diretores experientes, ostentando estrelas e atuações - e ainda assim falharam miseravelmente nas arrecadações.
Um excelente exemplo disso é provavelmente Mundo em Caos, que deveria pelo menos atingir um nervo no papel: um filme de ficção científica do diretor de No Limite do Amanhã e A Identidade Bourne, Doug Liman, que está cheio de favoritos do público - os papéis principais incluem o atual Homem-Aranha, Tom Holland e Daisy Ridley (conhecida por seu papel como Rey na recente trilogia de Star Wars), enquanto o adversário de James Bond, Mads Mikkelsen, encontra-se uma vez mais como o carismático vilão de plantão. Mas no final nem isso ajudou.
Hoje no streaming: lançado há mais de 20 anos, este filme revolucionou o cinema de açãoIsso é Mundo em Caos
Chaos Walking, no original, é centrado em Todd Hedwitt (Holland), o último garoto do assentamento de Prentistown em um planeta colonizado por humanos chamado Novo Mundo, onde o tortuoso prefeito Prentiss (Mikkelsen) lidera um regimento de ferro. Não há nenhuma mulher em Prentistown, enquanto os poucos homens restantes sofrem com o chamado “ruído” – uma força desencadeada por um vírus misterioso que garante que todos os pensamentos de todas as criaturas humanas e animais se tornem audíveis e visíveis para os outros. Tudo muda para Todd quando ele conhece Viola Eade (Ridley) na floresta, cuja nave caiu, e embora ele não saiba quase nada sobre ela, decide proteger a estranha.
Mundo em Caos é baseado na primeira obra da premiada série de mesmo nome escrita por Patrick Ness, mas até os fãs dos livros ficaram longe dos cinemas – e por isso não deu em nada o plano original de filmar os romances restantes e iniciar uma nova trilogia na tela grande.
Primeiro uma produção desastrosa, depois um fracasso no cinema
O projeto foi malfadado desde o início: o roteiro (no qual um dos melhores escritores de Hollywood, Charlie Kaufman, estava originalmente envolvido) foi reescrito várias vezes, e uma variedade de outros problemas de produção garantiram que uma década inteira se passasse entre o anúncio e o lançamento nos cinemas. Nas exibições-teste, Mundo em Caos foi tão mal-recebido que foram necessárias uma série de refilmagens, o que, no entanto, não conseguiu salvar o filme.
Ficção científica com astro da Marvel: Este fracasso da carreira de Tom Holland está disponível no streamingA crítica do AdoroCinema concedeu 2 de 5 estrelas. Para com os críticos americanos, o site de coleta Rotten Tomatoes tem uma média de 21% de críticas recebidas. Com 71% de feedback predominantemente positivo, o público tem claramente uma opinião diferente. No entanto, pouquíssimas pessoas compraram ingresso para o cinema: com um orçamento estimado em 125 milhões de dólares, Mundo em Caos só conseguiu arrecadar 27 milhões de bilheteira em todo o mundo – uma perda gigantesca.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!