A 77° edição do Festival de Cinema de Cannes se aproxima e nesta quinta-feira foi revelada a seleção oficial das obras que competirão no prestigiado evento, com data marcada para acontecer entre os dias 14 e 25 de maio. Dentre os nomes anunciados, incluindo o diretor de Pobres Criaturas, Yórgos Lánthimos, Francis Ford Coppola e David Cronenberg, o cineasta brasileiro Karim Aïnouz também é um deles.
Karim entra na competição do evento pelo segundo ano consecutivo - primeiro brasileiro a realizar tal feito - depois de ter concorrido com o drama histórico Firebrand, seu primeiro projeto em língua inglesa. Agora, com seu longa-metragem inédito, Motel Destino, o cineasta cearense concorre à Palma de Ouro, o maior prêmio da cerimônia.
Protagonizado por Iago Xavier, Nataly Rocha, atores selecionados por teste entre mais de 500 atores, e Fábio Assunção, o trillher erótico rodado inteiramente no Ceará também marca a sexta vez que Karim exibe uma de suas obras em Cannes. As expectativas para conhecer os títulos do festival são sempre altas, mas em especial levando em consideração os destaques do ano passado, entre eles Anatomia de Uma Queda, vencedor da Palma de Ouro e Zona de Interesse, ambos também premiados na última edição do Oscar.
É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. Foi lá que estreei com ‘Madame Satã’, há mais de 20 anos, exibi na Quinzena dos Realizadores ‘Abismo Prateado’ e fui premiado com ‘A Vida Invisível’ na mostra Un Certain Regard.
Segundo o diretor, a temática explorada em Motel Destino é algo que ele gosta de falar sobre, além de ter definido a produção como "insaciável, sedento e sensual". "Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo [...] Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir" explica ele.
Qual é a história de Motel Destino?
A história, que tem como foco um estabelecimento de beira de estrada localizado no litoral cearense, acompanha Heraldo (Iago Xavier), jovem de uma família humilde que cumpre pena em uma unidade socioeducativa. Ao sair da detenção e chegar ao Motel Destino, transforma completamente o local.
Brasil tem 4 filmes no Festival de Cannes 2023: Jude Law estrela produção de diretor brasileiroLá, ele acaba se apaixonando pela dona do estabelecimento Dayana (Nataly Rocha), que vive o fim de um relacionamento com o policial Elias (Fábio Assunção), dando início a um triângulo amoroso. O local em questão, segundo Karim é “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”.
A lista completa de filmes na competição principal do Festival de Cannes 2024 segue abaixo:
MOTEL DESTINO - Karim Aïnouz
BIRD - Andrea Arnold
EMILIA PEREZ - Jacques Audiard
ANORA - Sean Baker
MEGALOPOLIS - Francis Ford Coppola
THE SHROUDS - David Cronenberg
THE SUBSTANCE - Coralie Fargeat
GRAND TOUR - Miguel Gomes
MARCELLO MIO - Christophe Honoré
FENG LIU YI DAI (CAUGHT BY THE TIDES) - Jia Zhang-Ke
ALL WE IMAGINE AS LIGHT - Payal Kapadia
KINDS OF KINDNESS - Yórgos Lánthimos
L'AMOUR OUF - Gilles Lellouche
WILD DIAMOND - Agathe Riedinger
OH CANADA - Paul Schrader
LIMONOV - THE BALLAD - Kirill Serebrennikov
PARTHENOPE - Paolo Sorrentino
PIGEN MED NÅLEN (THE GIRL WITH THE NEEDLE) - Magnus von Horn
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!