Minha conta
    O novo filme de Cillian Murphy após Oppenheimer está pronto: Um reencontro com Matt Damon que já cativou a crítica
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Small Things Like These é uma história também baseada em fatos reais que o ator descreve como "um trauma coletivo".

    Cillian Murphy já estava em nossas vidas muito antes de Peaky Blinders. Estrelando o inesquecível filme pós-apocalíptico Extermínio, de Danny Boyle, e também interpretando o Espantalho na trilogia O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, entre outros trabalhos, o ator irlandês que acaba de ganhar o Oscar ganhou ainda mais fama com seu papel de Tommy Shelby na série aclamada pela crítica de Steven Knight.

    Também estrelou a segunda parte da saga de terror Um Lugar Silencioso - Parte II, de John Krasinski, mas o ponto alto de sua carreira veio com Oppenheimer, o filme de Christopher Nolan que levou o Oscar 2024. Nele, Murphy interpretou o papel principal do cientista Robert J. Oppenheimer, apelidado de "o pai da bomba atômica", e se tornou o primeiro ator irlandês a vencer na categoria Melhor Ator em um Papel Principal.

    Agora, Cillian Murphy mais uma vez conquistou os críticos com um novo filme: Small Things Like These e, embora ainda não tenha data de lançamento, está pronto para ser lançado.

    Estreado no Festival de Cinema de Berlim em fevereiro, o filme em questão é um drama histórico de uma hora e meia dirigido pelo cineasta belga Tim Mielants e é uma adaptação do romance homônimo de 2021 da autora irlandesa Claire Keegan. Uma autora de quem Murphy admitiu ser um grande admirador.

    Universal Pictures

    Ambientado nas semanas que antecedem o Natal de 1985 em uma pequena cidade irlandesa chamada New Ross, Small Things Like These é a história de Bill Furlong (Murphy), um comerciante de carvão que trabalha incansavelmente em uma das épocas mais movimentadas do ano quando, após fazer uma entrega em um convento, faz uma descoberta que o coloca frente a frente com terríveis segredos locais. Agora, ele precisa decidir se deve olhar para o outro lado ou fazer a coisa certa.

    O tema central do filme, como afirma a sinopse do livro, é um evento real: "Os horríveis asilos administrados por instituições católicas romanas desde a década de 1820 até 1996, ostensivamente para reformar jovens mulheres decaídas". Conhecidos como Magdalene Laundries na Irlanda ou Magdalene Asylum, eles confinavam mulheres que consideravam impróprias para a sociedade, como mulheres que haviam perdido a virgindade antes do casamento, que haviam sido estupradas, mulheres que haviam sido expulsas de casa, bem como mães solteiras e prostitutas. Estima-se que mais de 30.000 mulheres foram parar nesses centros, onde eram forçadas pelas freiras a trabalhar como lavadeiras e a viver em situações difíceis, às vezes pelo resto de suas vidas.

    Em meados da década de 1990, a descoberta de 155 cadáveres não identificados em um convento na Irlanda levou à revelação de atividades que vinham ocorrendo há décadas.

    "Um trauma coletivo"

    "Foi um trauma coletivo, especialmente para pessoas de uma certa idade, e acho que ainda estamos processando isso", contou Murphy sobre esse episódio sombrio da história irlandesa durante uma coletiva de imprensa sobre o filme no Festival de Cinema de Berlim. "Também acho que a arte pode ser um remédio muito útil para essa ferida. O livro certamente vendeu muito na Irlanda, parece que todo mundo o leu. Acho que a ironia do livro é que ele trata de um homem cristão tentando realizar um ato cristão em uma sociedade cristã disfuncional. E ele levanta muitas questões sobre cumplicidade, silêncio, vergonha e todas essas coisas, mas não acho que o dever da arte seja responder a essas questões, mas provocá-las."

    Universal Pictures

    No filme, Cillian Murphy reencontra Matt Damon, um de seus colegas de elenco em Oppenheimer. Damon não interpreta um personagem no filme, mas é um dos produtores executivos. Ele também esteve presente no festival: "Esse filme não é um filme de modinha... Ele pede que o público se importe com o cinema, e acho que há um público suficiente no mundo que ainda se importa".

    Small Things Like These é estrelado por Eileen Walsh, Michelle Fairley e Emily Watson, entre outros, e já recebeu ótimas críticas daqueles que puderam assisti-lo no festival. Até o momento, o filme tem 83% no Rotten Tomatoes, que concorda em elogiar a atuação de Murphy e a honestidade e crueza com que o assunto é abordado.

    Small Things Like These
    Small Things Like These
    Criador(es): Tim Mielants
    Com Cillian Murphy, Ciarán Hinds, Clare Dunne

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top