A primeira série ambientada no universo da obra mais famosa de J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, estreou em 2022 em meio a grande expectativa, mas também ceticismo. Sua estreia no Prime Video bateu recordes, mas a série não conseguiu ser o fenômeno que foi a saga cinematográfica de Peter Jackson. No entanto, acumulou uma base de fãs que especulou até o fim sobre a identidade do personagem que escondia Sauron ou se havia alguma chance de que o homem do cometa fosse Gandalf.
A 1ª temporada da série já estabeleceu uma nova história que ainda tem um caminho a percorrer e o fará em uma 2ª temporada já confirmada, cuja estreia, se tudo correr bem, acontecerá em 2024.
Em nosso reencontro com a Terra Média, desfrutamos de novos e antigos cenários e, da mesma forma, entre seus personagens, encontramos alguns que já conhecemos, sendo as versões mais jovens dos elfos Galadriel e Elrond, agora interpretados por Morfydd Clark e Robert Aramayo, respectivamente, os mais famosos. Também estão de volta Isildur (Maxim Baldry) e o próprio Sauron, que finalmente estava se escondendo atrás do personagem de Charlie Vickers.
No entanto, há outro ator de Aneis de Poder, da Prime Video, que já apareceu em toda a trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, bem como em todos os três filmes de O Hobbit. No entanto, ele está muito bem escondido, por isso foi praticamente impossível notá-lo.
Ele é o ator neozelandês Jed Brophy e aparece pela primeira vez no terceiro episódio da série desenvolvida por Patrick McKay e J.D. Payne, e posteriormente também no quarto, quinto, sexto e sétimo. Ele é creditado no IMDB como Vrath, e é um dos terríveis orcs no campo de prisioneiros onde Arondir está preso, que você provavelmente reconhecerá facilmente nos episódios 1x03 e 1x04. Nos demais episódios, ele interpreta outros orcs.
Embora nenhum de seus papéis tenha sido importante na série da Amazon ou nos filmes de Peter Jackson, Jed Brophy é o único membro do elenco que tem a honra de ter participado de todos eles. Mas geralmente com personagens que mal falam ou não falam nada e que se escondem atrás de grandes quantidades de maquiagem e próteses.
Conforme resumido pelo site alemão MoviePilot e como pode ser visto em sua filmografia, o neozelandês apareceu pela primeira vez em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel como um dos Nazgûl Cavaleiros Negros que dificultaram muito as coisas para Frodo. No segundo filme da trilogia, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, Brophy também estava irreconhecível, o que lhe permitiu interpretar dois orcs: o cavaleiro de guerra Sharkû e o sequestrador Snaga. Finalmente, em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, ele interpretou seu terceiro orc.
Anos mais tarde, Jed Brophy retornaria à Terra Média na trilogia O Hobbit, embora dessa vez com seu papel mais importante até o momento e o mesmo nos três filmes: Nori, um dos 13 anões que Bilbo acompanha até a Montanha Solitária.
O marco alcançado por Brophy é único: ele é o único que pode se gabar de tantas aparições no universo de O Senhor dos Anéis e mais de 20 anos na Terra-média.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!