Minha conta
    Indiana Jones 5: O filme deveria ter perdido 100 milhões de dólares, mas teve um desempenho ainda pior
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Especialistas estimaram as perdas da Disney com Indiana Jones e A Relíquia do Destino em 100 milhões de dólares, mas o número final é ainda pior...

    O Professor Jones vai pendurar seu chapéu por um tempo! Pelo menos é o que sugerem os números de bilheteria de Indiana Jones e A Relíquia do Destino, que arrecadou "apenas" 383,9 milhões de dólares em todo o mundo quando foi lançado em junho passado. O filme é um dos maiores fracassos da Disney em 2023.

    134 milhões de prejuízo

    No total, a Forbes estima que a empresa com as orelhas grandes perdeu 134 milhões de dólares na nova aventura do Doutor Jones. Essa enorme perda é explicada pelo custo do filme, estimado pela mídia em 387,2 milhões (incluindo 79 milhões para a pós-produção). Uma verdadeira fortuna!

    Para efeito de comparação, com 383,9 milhões, o filme foi 49% menos bem-sucedido nas bilheterias do que seu antecessor, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, que também foi mal recebido pelo público na época de seu lançamento.

    Esses números ruins talvez possam ser explicados pela relutância do público em ver Harrison Ford interpretando o aventureiro-arqueólogo aos 80 anos de idade, ou talvez pelo fato de Indiana Jones 5 ter sido filmado durante o período da COVID e, portanto, principalmente em cenários verdes, enquanto os filmes anteriores tentaram ao máximo usar cenários reais. Ou a temática envolvendo viagem no tempo, que é sempre complicado de lidar.

    Paramount Pictures / Walt Disney Pictures / Lucasfilm Ltd.

    2023, um ano muito ruim para a Disney

    De qualquer forma, Indiana Jones contribuiu para o péssimo ano financeiro da Disney no cinema em 2023, que viu o difícil lançamento de mais de dez filmes:

    • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania faturou apenas 476 milhões de dólares, quando precisava faturar 600 milhões para atingir o ponto de equilíbrio.
    • Elementos (Pixar) chegou perto de 500 milhões de dólares, um valor decente, mas abaixo do esperado.
    • A Pequena Sereia teve uma arrecadação decente de 569,6 milhões, mas foi decepcionante para a Disney, que está acostumada a arrecadar mais com as refilmagens em live-action de seus filmes de animação.
    • Guardiões da Galáxia 3: o último episódio das aventuras da equipe da Marvel arrecadou 845,5 milhões.
    • Mansão Mal-Assombrada, a mais recente adição à saga "atração em filme", foi um fracasso com 117 milhões.
    • As Marvels foi um desastre com apenas 206 milhões, a pior bilheteria da Marvel na história do estúdio.
    • Wish - O Poder dos Desejos, o último filme do ano, tinha como objetivo comemorar o 100º aniversário da Disney e arrecadou 254,5 milhões.

    O melhor resultado para o estúdio foi, portanto, proporcionado por Guardiões da Galáxia 3, mas nenhum filme atingiu a marca de um bilhão de dólares, e poucos quebraram a barreira simbólica dos 500 milhões.

    Talvez os financiadores sigam o exemplo do público e mudem a situação no futuro. Resta saber como. Será que 2024 será o ano de uma reavaliação?

    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Data de lançamento 29 de junho de 2023 | 2h 34min
    Criador(es): James Mangold
    Com Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen
    Imprensa
    2,9
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora no Disney +

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • "Não queria fazer de novo": O final original de Indiana Jones 5 era BEM diferente e diretor explica porque fez tanta questão de mudar
    • Essas duas séries queriam competir com Indiana Jones, mas ninguém se lembra delas hoje
    • Steven Spielberg admite que não gosta deste filme de Indiana Jones e explica o porquê: “Não há nem um pouco dos meus sentimentos nele”
    • Nova série da Netflix é um encontro de Indiana Jones com La Casa de Papel - e tem uma das maiores estrelas de Elite no elenco
    Back to Top