Antes de Star Wars se tornar um fenômeno global, e coincidindo com o lançamento do primeiro longa-metragem da saga, posteriormente intitulado Uma Nova Esperança, a lendária Topps Company lançou em 1977 uma coleção de cartões adesivos dedicados ao filme que gerou a polêmica. A razão? A carta nº 207, ou seja, o cartão colecionável de Star Wars mais famoso de todos os tempos, aquele em que C-3PO (Anthony Daniels) parece ter... uma ereção.
Desde o seu lançamento no mercado, o cartão tornou-se simplesmente uma obsessão para os fãs do universo criado por George Lucas, abrindo portas a todo o tipo de especulação sobre a origem deste “erro” – especialmente depois de a Topps o ter divulgado e ter sido eliminado em edições posteriores de sua coleção. Vamos esclarecer o mistério.
Isso nunca aconteceu em 47 anos de Star Wars: Novo filme rompe com uma das tradições mais antigas da franquiaDe onde vem esse “erro”?
Segundo Gary Gerani, que supervisionava a seleção de imagens da Topps na época, os figurinistas do filme se divertiram no set dando ao C-3PO uma “pequena” peça extra, antes de tirar uma foto que teve que ser retocada para futuras edições.
Em 2007, porém, o site oficial de Star Wars explicou que a imagem nada mais era do que uma coincidência. Segundo explicação aprovada pela Lucasfilm, um pedaço do figurino se soltou no exato momento em que a foto foi tirada, dando ao personagem a aparência de “excitação mecânica”:
“[Parece] que o apêndice extra não é obra de um artista, mas sim um efeito de tempo e iluminação. A foto intacta mostra a imagem conforme aparece no cartão. A teoria atual é que, no momento em que a foto foi tirada, uma peça caiu do traje de C-3PO e simplesmente se alinhou, de forma a sugerir uma imagem dessas. As revelações originais da sessão fotográfica atestam isso. Não são retocadas de forma alguma, mas contêm sempre a mesma imagem. Qualquer que seja a verdadeira explicação, o cenário do ‘artista travesso do aerógrafo’ simplesmente não resolve.”
A versão do principal interessado
No entanto, nenhuma das explicações parece ser verdade – e Anthony Daniels diz isso. Declarando ambas as teorias “absurdas”, o ator que vestiu a fantasia do androide mítico explicou o que aconteceu (via Mental Floss).
Segundo Daniels, o incidente ocorreu no set do Elstree Studios, em Londres, durante as filmagens da cena em que C-3PO toma um banho de óleo. “Era realmente petróleo”, diz ele. “Eu estava em uma plataforma que me descia suavemente para dentro do líquido verde. A equipe teve a gentileza de aquecê-lo. Não tanto quanto o vapor indicou. Isso foi conseguido usando duas chaleiras elétricas escondidas atrás de mim.”
Mas este óleo teve uma consequência inesperada. “O óleo permeava os espaços interiores, entre mim e as pernas do traje, enquanto conversava com meu novo mestre, Luke Skywalker (Mark Hamill). Finalmente me levantei, pingando, mas sem incidentes. Pelo menos foi o que pensei.”
Daniels finalizou a cena – e o filme – sem pensar mais na tomada em questão. Anos depois, ele se deparou com o cartão e percebeu o que havia acontecido.
“Naquela época, a parte da calça do traje era feita de duas peças de plástico fino. Dianteiro e traseiro. Uma tira de fita dourada os prendia, [o que era] muito bom. Mas a imersão em óleo vegetal dissolveu o adesivo e as duas partes se separaram. Ao mesmo tempo, a perna esquerda de C-3PO caiu sobre o sapato. Tudo isso levou à superexposição do plástico nesta região. Isso criou um vinco protuberante.”
Anthony Daniels acredita que um funcionário travesso da Topps tirou a foto com o vinco e acentuou a parte saliente para fazê-la parecer maior e com alguns detalhes anatômicos extras. O que aconteceu a seguir ainda está sujeito a alguma interpretação. As explicações anteriores da Lucasfilm desapareceram da página inicial de Star Wars e a empresa finalmente aprovou esta nova narrativa.
Para assistir hoje: Este filme dura 3,5 horas e serviu de inspiração para Star WarsNão, Anthony Daniels não assinará seu cartão
A versão “X” do cartão não é particularmente rara e geralmente pode ser adquirida por entre 30 e 100 dólares, dependendo de seu estado. Porém, não espere que Anthony Daniels o autografe para você: “Se você vir um assinado por mim, é falso”, disse o ator. “Eu nunca vou autografá-lo. Digamos que não sou engraçado, mas, por mais inteligente que seja, considero isso um insulto a um grande amigo meu que não pode falar por si mesmo neste planeta”.
Além de considerá-lo infantil, Daniels acha que a carta comete um pecado pior do que se imagina: contradiz a própria essência do caráter de C-3PO. “Como um androide de protocolo e especialista nas complexidades da etiqueta, C-3PO nunca pareceria tão animado em público. E isso é um fato.”
Toda a saga Star Wars está disponível no catálogo do Disney+.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!