Desde que foi anunciado, Guerra Civil tem mexido com o imaginário de diversos cinéfilos e fãs de Alex Garland, cineasta conhecido por longas singulares como Extermínio, Ex-Machina e Aniquilação. Com adição de Wagner Moura ao lado de Kirsten Dunst no elenco, o projeto da A24 tem ganhado notoriedade desde sua primeira exibição mundial no Festival SXSW.
Apesar de muitos associarem o título a uma possível aventura pautada em aventuras de super-heróis, com a lembrança de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita, o filme está muito longe de ser uma narrativa baseada em quadrinhos. O longa, que chega ao Brasil pela Diamond, tem uma trama guiada por uma distopia que está completamente atrelada à nossa realidade.
Guerra Civil acompanha um grupo de jornalistas que percorre os Estados Unidos durante um intenso conflito que envolve toda a nação. Além de da dupla de protagonistas, o elenco do filme conta ainda com nomes como Cailee Spaeny, Stephen McKinley Henderson, Jesse Plemons e Nick Offerman.
Embora tenha poucos detalhes sobre a história, as primeiras impressões destacam o filme como uma dos projetos mais impressionantes de 2024, como afirma o jornalista Scott Mantz: "Guerra Civil, de Alex Garland, é uma obra-prima absoluta”, escreveu ele após assistir o longa no festival. “Um conto de advertência fascinante, inabalável e visceral que é assustador como o inferno. Assistindo, não podemos deixar de sentir o quão perto estamos de que isso realmente aconteça".
“Um filme de guerra, mas também um road movie”: Guerra Civil, o próximo filme do diretor de Ex Machina, quer se aproximar ao máximo da realidade atualGuerra Civil chega aos cinemas brasileiros em 18 de abril.