A saga cinematográfica O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson, é conhecida mundialmente por sua grande atenção aos detalhes e sua profunda imersão no mundo da Terra Média.
No entanto, há um detalhe em particular que pode passar despercebido por muitos espectadores e que envolveria a escuridão mais sombria de toda a ficção em uma sequência com menos de dois minutos de duração.
Assim, em uma cena memorável de A Sociedade do Anel, vemos Sauron forjando o Anel nas fogueiras da Montanha da Perdição e carregando um punhal na mão esquerda que, embora seja um detalhe que nunca mais é mencionado ou visto nos filmes, é fundamental para dimensionar a escuridão desse antagonista.
A adaga que Sauron carrega ao forjar o Anel tinha um propósito muito íntimo de narrar as dimensões e a ambição desse personagem, que é detalhado no primeiro roteiro de Peter Jackson.
A intenção era sugerir que Sauron apunhalou sua mão para misturar seu sangue com o ouro no processo de criação do Anel, simbolizando com esse ritual sua conexão direta com o Anel e reforçando a ideia de que ele era uma extensão de si mesmo e de sua escuridão.
Embora a grandiosidade dessa cena pudesse nos dar um contexto mais generalizado dos interesses e ambições de Sauron, ela acabou sendo cortada, juntamente com várias outras que foram removidas do primeiro filme, devido ao desejo de Jackson de manter um tom mais contido e enigmático na trilogia.
Além do fato de que mostrar o Senhor dos Anéis com essa adaga poderia ser considerado muito sombrio e obscuro para a história geral, também se sentiu que poderia envolver alguns problemas no acompanhamento da história e a profunda necessidade de estender sua duração após o aumento do interesse dos fãs por esse objeto.
Por fim, a adaga de Sauron tornou-se apenas uma referência à grandeza cinematográfica de Peter Jackson, que foi bem exemplificada nessa primeira adaptação da obra de J.R.R. Tolkien. Para ver com seus próprios olhos, você pode ir ao Max ou ao Amazon Prime Video, onde encontrará A Sociedade do Anel junto com o restante da trilogia.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!