Se há um gênero que Steven Spielberg conhece bem é o de ficção científica. Desde o início de sua carreira, ele se interessou em olhar para o futuro, para a existência de extraterrestres e todas as outras coisas que possam estar associadas ao universo de sci-fi. E, claro, um elogio de Spielberg direcionado a uma produção do gênero é uma grande honraria.
Recentemente, Denis Villeneuve foi um dos alvos da admiração de Spielberg: no podcast Director's Cut, o diretor por trás de Duna: Parte 2 conversou com Spielberg por cerca de 35 minutos sobre o filme, que está quebrando recordes nos cinemas há mais de um mês.
Steven Spielberg compara Denis Villeneuve a Stanley Kubrick e Christopher Nolan
No podcast, o diretor de Contatos Imediatos do Terceiro Grau - apontado por Villeneuve como um dos melhores filmes de todos os tempos - aproveitou para elogiar o segundo capítulo da saga do colega: “Você fez um dos filmes de ficção científica mais brilhantes que já vi”. Ele também revelou ter ficado particularmente impressionado com o momento em que Paul Atreides (Timothée Chalamet) monta um dos vermes da areia gigantes pela primeira vez.
No decorrer da conversa, Spielberg também coloca Villeneuve entre uma série de cineastas que são extremamente bons em criar seus próprios mundos na tela grande, do pioneiro do cinema Georges Méliès ao maestro de efeitos Ray Harryhausen e ao titã James Cameron:
Existem cineastas que criam mundos inteiros. [...] Começando com Méliès e Disney e Kubrick, George Lucas. Incluo Ray Harryhausen nesta lista. Fellini criou seus próprios mundos. Tim Burton. Claro, Wes Anderson, Peter Jackson, James Cameron, Christopher Nolan, Ridley Scott, Guillermo del Toro. A lista continua, mas não é tão longa, e acredito firmemente que você é um dos membros mais jovens
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!