"Vá em frente, faça meu dia!" - A frase icônica dita pelo Inspetor Harry (Clint Eastwood) está tão intimamente associada ao personagem que você poderia jurar que a ouviu em todos os filmes da saga Dirty Harry (Perseguidor Implacável). Mas não é o caso: ela só foi usada em Impacto Fulminante, de 1983. Só para se ter uma ideia, a fala é tão famosa que o American Film Institute a colocou em 6º lugar no seu Top 100 das falas mais famosas do cinema americano, em 2005.
No início do filme, Harry Callahan intervém contra três bandidos que invadem uma cafeteria e mantém reféns seus clientes. Depois de atirar contra três dos criminosos, o inspetor mira no quarto, que segura uma refém como escudo humano, e diz: "Vá em frente, faça meu dia!" (no original, "Go ahead, make my day!").
Segundo Max Piquepé, autor da versão francesa do filme, a expressão na versão original não foi uma invenção do roteirista do filme, ao contrário do que muitos pensam. A verdade é que, na época em que o filme foi feito, a expressão era muito popular. Faz sentido que tenha sido adicionada ao filme e, de toda forma, combinou totalmente com o personagem.
Alguns anos depois, a expressão foi usada no contexto político pelo então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, quando ameaçou usar o seu veto presidencial para impedir que a maioria democrata no Congresso aprovasse uma lei aumentando os impostos. Outra versão da história afirma que Reagan usou a expressão como um desafio em resposta aos terroristas que se vangloriavam de o ter como alvo.
Impacto Fulminante está disponível na Max.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!