Um novo capítulo da franquia Alien chega aos cinemas em 2024, intitulado Alien: Romulus. Dirigido por Fede Alvarez, responsável pelo remake de A Morte do Demônio e O Homem nas Trevas, o novo filme volta às origens da franquia de terror e ficção científica e foi aprovado tanto por Ridley Scott quanto por James Cameron.
Criador da franquia e produtor de Alien: Romulus, Ridley Scott dirigiu Alien, o 8º Passageiro, Prometheus e Alien: Covenant, enquanto James Cameron foi responsável por Aliens, O Resgate. O novo filme se passa entre os dois primeiros (Alien, o 8º Passageiro e Aliens, O Resgate), então Fede Alvarez apresentou ele para Scott e Cameron.
"[Alien: Romulus] se passa 20 anos depois do primeiro e, para mim, não vejo isso como uma perturbação do cânone. É algo que tenho prazer em fazer, certificando-me de que tudo segue e faz parte da grande história da franquia Alien – não apenas na história, mas também quando se trata de como fazê-la. Conversei com Ridley [Scott] como produtor e tive longas conversas com James Cameron sobre isso no nível do roteiro. Depois que o filme terminou, mostrei a eles", explicou o diretor à Variety, ressaltando que ambos adoraram Romulus.
O que esperar de Alien 9? Diretor mostrou novo filme a Ridley Scott e revela emoções fortes no encontro"É fascinante porque as notas e comentários [de Cameron e Scott] são completamente diferentes. Eles não repetiam uma nota. O que quer que Ridley tenha dito, Cameron disse algo diferente", explicou Alvarez ao THR. "Foram todos comentários, notas e reflexões superinteligentes sobre o filme e a produção... mas ambos têm abordagens completamente diferentes. A parte fantástica de poder fazer esse filme é ter a chance de trabalhar com eles".
Na entrevista à Variety, Fede Alvarez explica que Alien: Romulus volta ao estilo dos filmes originais, principalmente pelos elementos de suspense e terror clássicos da franquia.
Aproximadamente há seis anos entre os filmes, então cada filme foi lançado em uma era diferente do cinema, e é por isso que eles são tão diferentes. Mas para mim, foi realmente levar tudo de volta às raízes. Eu queria voltar não apenas ao estilo dos filmes originais, mas ao gênero dos filmes originais. Eu realmente queria voltar ao terror absoluto do primeiro filme e pegar aqueles elementos de suspense que Aliens tem, e Alien 3 também. Fizemos o possível para mantê-lo puro às técnicas de filmagem do primeiro filme. Mas se alguém estiver preocupado, 'Será que vai ser muito retrô?' Não se preocupe, 2023 entrará em todas as janelas. Não há como parar a modernidade do cinema. E dessa combinação do melhor dos clássicos e do melhor da atualidade, você tem uma novidade
"Na franquia Alien, havia lugares nos quais os diretores e Ridley estavam mais interessados e que necessariamente não estavam relacionados ao horror de tudo isso. Mas para mim, Alien funciona melhor quando é assustador e quando é ação como Aliens. O horror e o choque daquele mundo é pessoalmente o que mais gostei", completa Fede Alvarez.
De acordo com a sinopse de Alien: Romulus, "enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo". Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu estão no elenco do filme.
Alien: Romulus estreia em 15 de agosto nos cinemas brasileiros.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!