Assim como as grandes premiações, o Telecine também valoriza as melhores adaptações do cinema, afinal nem tudo que é feito nas telas nasce do zero. Muitas das produções mais aclamadas de todos os tempos são histórias criadas a partir de uma obra já existente, seja ela um livro, uma peça ou até mesmo uma simples carta. Pensando nisso, o streaming criou a cinelist: “Baseados em Livros”.
Entre O Senhor dos Anéis, O Poderoso Chefão e Duna, foram diversas as adaptações que se tornaram grandes clássicos das telonas e o AdoroCinema separou alguns dos melhores longas disponíveis nesta cinelist para maratonar. Todas as produções listadas estão disponíveis para assinantes via Globoplay, Prime Video Channels ou através de assinatura por operadoras de TV.
Adaptações de livros: Filmes baseados em obras literárias
Psicose
O longa dirigido pelo incrível Alfred Hitchcock em 1960 é uma adaptação do romance de Robert Bloch, o livro também leva o título de “Psicose”. Esse é um dos exemplos em que o filme superou a obra original e se tornou mais conhecido na cultura popular.
Em Psicose, Marion Crane (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
Intocáveis
Inspirado numa história real, o longa francês adapta a autobiografia de Philippe Pozzo di Borgo, multimilionário que após sofrer um acidente e ficar tetraplégico tem sua vida mudada por um improvável auxiliar de enfermagem. O filme fez tanto sucesso que levou Hollywood a adaptar o livro numa nova versão com os astros Kevin Hart e Bryan Cranston, apesar de não conquistar o mesmo sucesso do original.
Em Intocáveis, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado.
Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não tratá-lo como um pobre coitado. De pouco em pouco a amizade entre ambos vai se estabelecendo, conhecendo melhor um o mundo do outro.
Como Eu Era Antes De Você
Como Eu Era Antes de Você é uma trilogia de livros escrita pela jornalista e autora Jojo Moyes. O primeiro volume foi o livro mais vendido no Brasil em 2016. Neste mesmo ano, a diretora Thea Sharrock foi responsável por levar as páginas às telonas. O filme conquistou uma bilheteria maior que 200 milhões de Dólares.
Em Como Eu Era Antes de Você, o rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance).
É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
O Clube Dos Anjos
Uma das histórias mais queridas de Luís Fernando Veríssimo ganhou sua versão cinematográfica em 2020. O filme é estrelado por Otávio Müller, Matheus Nachtergaele e Paulo Miklos, além de ser dirigido por Angelo Defanti.
Em O Clube Dos Anjos, o filme acompanha as reuniões mensais do Clube do Picadinho – confraria que há décadas reúne sete amigos de longa data – passaram de rituais de poder a melancólicas assembleias de fracassos.
O fim seria seu único destino digno. Até a chegada de um misterioso cozinheiro que passa a lhes servir magníficos banquetes. Os laços de amizade estão de volta, é a gula como celebração da vida. Mas há um porém: depois de cada jantar, um integrante da confraria amanhece morto. Teria sido envenenado? E, sobretudo, por quê estes homens continuam retornando aos jantares?
Crepúsculo
Um dos maiores sucesso entre os adolescentes do final dos anos 2000 e início de 2010, Crepúsculo é uma saga de livros escrita por Stephenie Meyer. As quatro adaptações cinematográficas acumularam mais de 2,5 bilhões de dólares em bilheteria.
Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.
*Parceria paga com Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!