O Oscar 2024 já acabou, mas ainda existem alguns filmes que chegarão às plataformas digitais brasileiras. Antes sem previsão de "morada" após sua passagem pelo cinema, O Menino e a Garça está próximo de estrear em um popular streaming.
Em um novo acordo global, mais de 22 filmes do Studio Ghibli devem chegar ao catálogo da Netflix em breve. O contrato foi fechado entre a plataforma, Goodfellas e GKids. Os longas-metragens serão distribuídos na Ásia, Europa, Oriente Médio, África e na América Latina em 28 idiomas, dublados em até 20 idiomas. Alguns deles, inclusive, já integram o serviço aqui no Brasil.
Vencedor do Oscar de Melhor Animação, O Menino e a Garça foi o primeiro filme de Hayao Miyazaki em 10 anos. Com mais de 167 milhões de dólares na bilheteria global, o filme tornou-se o segundo filme estrangeiro e em 2D a conquistar o prêmio da Academia - o primeiro, curiosamente, foi A Viagem de Chihiro.
Baseado no livro de Genzaburo Yoshino de 1937, o longa conta a história de Mahito Maki, um jovem que vive no Japão. Após a morte de sua mãe, Mahito se muda com a família para uma propriedade no campo junto com sua nova madrasta, onde uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma garça travessa.
Hayao Miyazaki pode fazer outro filme? O produtor de O Menino e a Garça, indicado ao Oscar 2024, respondeQuando sua madrasta desaparece, o menino segue a garça e entra num mundo fantástico, habitado pelos vivos e pelos mortos, e embarca em uma jornada épica ao lado da garça que o guia a descobertas sobre os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. A narrativa conta ainda com detalhes de experiências vividas pelo próprio diretor durante sua infância.
Ainda não há previsão para o lançamento, mas com o anúncio feito hoje (21) é possível que o longa seja disponibilizado muito em breve.