Emprestar suas características ao personagem que deverá se tornar o maior vilão da história da ficção científica não é tarefa fácil. No início dos anos 2000, quando George Lucas quis explorar as origens de Darth Vader oferecendo uma prequela à saga Star Wars, os fãs aguardaram ansiosamente para saber quem seria o sortudo a ser escolhido para interpretar o jovem Anakin Skywalker.
Depois de ser interpretado por Jake Lloyd em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, foi nas mãos de Hayden Christensen, então praticamente desconhecido, que o ilustre personagem foi confiado para os episódios II e III da trilogia.
Amplamente criticado na época, Christensen falou recentemente sobre suas lembranças da saga Star Wars à revista Empire (divulgada pelo Deadline) e, especialmente, sobre as críticas que alguns espectadores demonstraram em relação a ele.
“Como Star Wars teve o impacto cultural que tem, esses personagens quase entraram em domínio público e as pessoas sentiram que eram donas deles. O personagem foi criticado, minha atuação foi criticada, e essa parte foi péssima”, disse ele sobre as reações a Star Wars: Ataque dos Clones e Star Wars: A Vingança dos Sith. “Mas também tive a sensação de que o contexto talvez tenha ajudado um pouco”, acrescentou.
“Quando o Episódio I foi lançado, houve uma grande empolgação com o fato de que eles estavam fazendo um novo Star Wars que contaria a história do passado de Darth Vader. Mas tenho amigos que ficaram chateados com o fato de o personagem ter começado como uma criança. Assisti ao filme e adorei. Ele tinha tudo o que eu queria ver e muito mais. E não entendi a desconexão entre o filme que eu tinha visto e a negatividade de algumas críticas.”
Também falando à Empire, Hayden Christensen explicou por que ele acha que alguns fãs reagiram tão negativamente quando assistiram aos filmes.
De certa forma, acho que esse tipo de crítica vem de certo fracasso. Se você se senta no cinema e o filme começa dizendo: ‘há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante’, isso prepara o cenário para o fato de que tudo é possível.
“Esses personagens não precisam se comportar da maneira que esperamos que se comportem. Se você se sentar pensando que vai assistir a algo que está no espírito da época, estará se preparando para outra coisa”, completa.
O que você achou da atuação de Hayden Christensen na prequela de Star Wars?
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!