Ele acaba de ganhar seu primeiro Oscar por Oppenheimer, mas, muito antes de hipnotizar o público ao redor do mundo com seu excelente filme sobre o "pai da bomba atômica", Christopher Nolan já era conhecido por seu perfeccionismo. Um dos exemplos mais claros é encontrado no filme Interestelar de 2015, no qual ele passou 100 dias polindo uma sequência que era fundamental para o longa-metragem.
Da mesma forma, em Oppenheimer ficou claro que Christopher Nolan mais uma vez cuidou muito bem de cada detalhe absoluto do filme em todas as fases da produção. E o resultado foi brilhante. O que poucos sabem é que esse nível de perfeccionismo por parte do diretor agora vencedor do Oscar incluiu a supervisão milimétrica do corte de cabelo de Cillian Murphy na hora de caracterizá-lo como J. Robert Oppenheimer.
Para alcançar a autenticidade que buscava na cinebiografia, Nolan sabia que cada detalhe conta e, claro, queria que a representação tanto do personagem quanto da história em seu filme estivessem milimetricamente alinhadas com a realidade.
E embora Cillian Murphy já tivesse trabalhado com Nolan antes e estivesse ciente da tendência do diretor para a atenção aos detalhes, ele não pôde deixar de ficar surpreso com os limites que o cineasta poderia ir para tornar sua aparência de cientista perfeita.
Longe de ser uma tarefa menor, o corte de cabelo de Cillian Murphy se transformou em uma sessão de nada mais e nada menos que cinco horas. Isto é afirmado no livro "Unleashing Oppenheimer: Inside Christopher Nolan's Explosive Atomic-Age Thriller", que oferece as declarações de Murphy e do departamento de penteado responsável:
"Fui reservado pela Universal às 9h para o corte de cabelo e presumi que demoraria uma hora, mas terminamos o corte de cabelo às 14h", lembra Cillian Murphy sobre o corte de cabelo de 5 horas. "Te juro".
Chris [Nolan] supervisionou o corte de cada folículo capilar individual da minha cabeça. Não há decisão tomada de que Chris não tenha determinado. Cor da meia, relógio, cabelo – tudo. É incrível. É por isso que ele é o gênio que é. Mas esse foi o corte de cabelo mais longo da minha vida
O chefe do Departamento de Cabeleireiro do filme, Jaime Leigh McIntosh, também relembra os bastidores do filme, acrescentando que Nolan supervisionava o corte diariamente: "Não haveria um dia em que Chris não fosse até Cillian e o acariciasse um pouco. Acho que Chris sempre achou que parecia muito longo". Por sua vez, a produtora Emma Thomas explica que o corte, mais do que uma questão de estética, foi mais uma prova do compromisso de Nolan com a autenticidade. Um "jogo de milímetros".
É claro que a questão do corte de cabelo causou polêmica e, aliás, o próprio diretor também falou sobre isso à Entertainment Weekly: "Sou muito alérgico a perucas nos filmes. Queria muito que o filme não tivesse nenhum artifício óbvio em termos de à forma como os personagens foram apresentados", explicou ele sobre Oppenheimer.