Christopher Nolan, recém-premiado com o Oscar de Melhor Diretor, é a mente por trás de clássicos como a trilogia O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Interestelar e o aclamado Oppenheimer - que também faturou uma estatueta dourada. O diretor também é responsável pelo excelente e quase esquecido Insônia, liderado por Al Pacino e Robin Williams.
Lançado nos cinemas em 2002, o longa conta a história de Will Dormer (Pacino), um policial experiente e desiludido enviado às profundezas do Alasca para investigar o assassinato de uma adolescente. Após matar acidentalmente seu parceiro, ele se torna vítima de uma chantagem orquestrada pelo assassino, interpretado por Williams.
Remake de um filme norueguês feito em 1997 com Stellan Skarsgård no papel principal, Insônia confirmou o brilhantismo de Nolan dois anos após Amnésia. A atmosfera polar do filme é fascinante e, acima de tudo, as atuações de Al Pacino e de um Robin Williams pouco convencional impressionam.
Um dos filmes "mais pessoais" de Nolan
"A realidade é que é um dos meus filmes mais pessoais pela experiência que foi realizá-lo. Foi um período muito significativo da minha vida", conta o diretor no livro The Nolan Variations, escrito por Tom Shone.
Por mais que, muitas vezes, o filme acabe esquecido em meio às impressionantes obras de Christopher Nolan, Insônia permanece bem acima da média de tudo o que se pode fazer no cenário cinematográfico - os espectadores do AdoroCinema não se enganaram ao atribuir-lhe uma classificação média de 3,9 estrelas de 5.
Insônia está disponível no Telecine (via Globoplay) e na assinatura premium do Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!