A cerimônia do Oscar 2024 está acontecendo neste domingo (10) e um dos principais vencedores da noite foi Cillian Murphy, protagonista de Oppenheimer, que levou o troféu de Melhor Ator. Ele concorria na categoria contra Bradley Cooper (Maestro), Colman Domingo (Rustin), Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Jeffrey Wright (Ficção Americana).
Oppenheimer foi o papel mais desafiador de Cillian Murphy, mais conhecido como Thomas Shelby na série Peaky Blinders. Ele interpreta o "pai da bomba atômica" no filme de Christopher Nolan, que marca sua quinta colaboração com o diretor – mas a primeira como protagonista. Essa também foi a primeira indicação de Murphy ao Oscar.
Em seu discurso, Cillian Murphy agradeceu Christopher Nolan pela parceria. "Foi a jornada mais selvagem, mais emocionante e mais criativamente satisfatória que você me levou nos últimos 20 anos. Devo a você mais do que posso dizer", agradeceu o ator. "Muito obrigado a cada membro da equipe, a cada membro do elenco de Oppenheimer, vocês me ajudaram. Todos os meus colegas indicados, continuo admirado por vocês".
Qual é a história de Oppenheimer?
Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial, e acompanha J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. Na trama, vemos ele e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!