Zona de Interesse é o título britânico que tem a chance de levar para casa cinco estatuetas neste Oscar 2024. Dirigido por Jonathan Glazer, o longa-metragem trata de um assunto que não é exatamente novidade no cinema: o Holocausto contra os judeus, efetuado pelo regime nazista.
Mas, seu reconhecimento na temporada de premiações, desde Cannes, se deve ao mérito do filme alcançar um novo nível de impacto, utilizando de recursos muito bem apurados. O maior deles, o som - categoria na qual, o filme enfrenta o bombástico Oppenheimer neste domingo (10).
Em entrevista à CNN, o cineasta Jonathan Glazer revelou que, desde o início da produção, sabia que “não queria reconstituir essas atrocidades usando atores e figurantes”.“Sinto que essa imagem é algo que todos nós conhecemos e está gravada em nossa consciência tal como é. O som, claro, é interpretativo. Somos capazes de ver essas imagens em nossa mente porque ouvimos esses sons” completa.
O designer de som responsável pelo trabalho, foi Johnnie Burn, indicado ao Oscar junto com o mixador Tarn Willers. Como resultado deste trabalho em equipe, Zona de Interesse consegue misturar drama, guerra e história, abordando o horror do nazismo, a partir de uma perspectiva singular e perturbadora.
Zona de Interesse: Filme indicado ao Oscar é baseado em uma história real?Qual é a história de Zona de Interesse?
O drama que se passa durante a Segunda Guerra Mundial é adaptado do romance homônimo e ficcional escrito pelo autor Martin Amis. Em Zona de Interesse, Rudolf Höss (Christian Friedel), comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim.
Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis.
Quem vai ganhar o Oscar 2024? Vote aqui no seus favoritos e acompanhe a super live do AdoroCinema no domingo, 10 de março, a partir das 18h30.