Atualmente aos 29 anos de idade, Timothée Chalamet é, sem dúvida, um dos atores mais aclamados de sua geração. Indicado a dois Oscars por papéis nos dramas Me Chame Pelo Seu Nome e Querido Menino, ele trabalhou ao lado de diretores de prestígio, como Christopher Nolan, Greta Gerwig, Wes Anderson e Denis Villeneuve.
Embora tenha feito papéis de sucesso recentemente, como Paul Atreides em Duna, Willy Wonka em Wonka e Bob Dylan em Um Completo Desconhecido, Chalamet também experimentou a incerteza dos começos, iniciando sua carreira com pequenos trabalhos antes de escalar gradualmente a escada da fama.
"Um dos melhores atores de todos os tempos": Timothée Chalamet é um grande fã dessa estrela de HollywoodSeu primeiro papel na TV
Depois de aparecer em dois curtas-metragens de terror modestos no final dos anos 2000, foi aos 13 anos que o jovem ator deu seus primeiros passos na tela. Chalamet fez uma ponta em um episódio da série policial Law & Order - configurando sua primeira aparição de destaque.
Em 2009, no episódio 10 da 19ª temporada, intitulado Pledge, ele interpretou o jovem Eric Foley, filho de um casal de biólogos que realizava um estudo controverso e que é encontrado morto por um assassino misterioso no início do episódio.
NBC
O início da fama
De fato, o papel em questão foi bastante modesto, mas logo foi seguido por outras aparições mais relevantes. Três anos depois, ele apareceu em quatro capítulos da série médica Royal Pains, além da 2ª temporada de Homeland, onde interpretou o filho do vice-presidente.
Pouco depois, em 2014, o ator fez sua estreia no cinema em dois grandes projetos: a comédia dramática Homens, Mulheres e Filhos, de Jason Reitman, ao lado de seu amigo Ansel Elgort; e Interestelar, de Christopher Nolan, no qual interpreta o filho de Matthew McConaughey. Em 2017, sua carreira realmente decolou, especialmente aos olhos da crítica e do setor, com Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, e Lady Bird, de Greta Gerwig.
Em 2026, Chalamet retornará aos holofotes com Marty Supreme, longa-metragem biográfico onde interpreta Marty Reisman, um vitorioso mesa-tenista norte-americano.